• Home
  • Destaque
  • Noite Musical celebra os 73 anos da Sociedade Musical Santa Cecília

Noite Musical celebra os 73 anos da Sociedade Musical Santa Cecília

     

A Sociedade Musical Santa Cecília, em Barra de São João, completou 73 anos de fundação no dia 14 de outubro. Para comemorar a data, eles preparam uma programação gratuita para curtir com toda a família. No próximo sábado, dia 20, acontece a Noite Musical, a partir das 18h, com apresentação da Banda Santa Cecília, Coral Encantos de Barra de São João, alunos e professores da Escola de Música Maestro Álvaro de Souza. A comemoração acontecerá na sede da Santa Cecília, localizada na rua Otávio Moreira, nº 127, Centro, Barra de São João.

 

Banda Santa Cecília – Em 1945, as Bandas Militares, enviadas para estimular as tropas na então Segunda Guerra Mundial, fez com que um homem de pequena estatura reunisse amigos e moradores de Barra de São João para ensinar a arte da música. Começou aí o movimento de fundação da Banda Santa Cecília. Aos 14 de outubro de 1945, foi fundada a Sociedade Musical Santa Cecília, tendo como principal fundador Álvaro de Souza.
A Sociedade Musical Santa Cecília é a instituição mais antiga do município. Com um repertório bastante variado, já participou de vários encontros de bandas no Rio de Janeiro, Espírito Santos e Minas Gerais. Atenta às evoluções dos tempos modernos, mas sem abandonar sua história, toca desde valsas, maxixes e dobrados até os ritmos mais recentes dos baiões, xotes e sambas. Além disso, já se apresentou com arranjos para composições eruditas, como a Sinfonia Fosca de Carlos Gomes e a Bela Adormecida de Tchaickovsky.
Todos os anos, a banda mantém a orquestra de carnaval, apresentando matinês públicas na praça As Primaveras; também mantém a tradicional alvorada, às 6h da manhã, no dia de São João Batista, padroeiro de Barra, com um desfile musical com dobrados, marchas, etc para avisar ao povo que já raiou o dia de festividades da cidade.
Sua sede pode ser locada para eventos, casamentos e aniversários. No espaço também acontecem as aulas de música para incentivar o ingresso de novos músicos na banda. “Mantendo viva esta chama, manteremos vivo o pensamento naqueles que, em 1945, criaram essa pérola da cultura brasileira e, principalmente, da nossa cultura barrense. Tenho orgulho de fazer parte dessa grande Banda. Que tenhamos forças para dar continuidade ao trabalho que Seu Álvaro iniciou e que possamos honrar a dedicação dos fundadores desta instituição, que muito contribuiu para alegrar nossa cidade”, ressaltou o presidente da Sociedade Musical Santa Cecília, Aluísio Silva.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso