• Saúde

NASF discute importância de trabalho em equipe nos postos de saúde

A importância de trabalhar em equipe. Com essa proposta, o Núcleo de Ampliação de Saúde da Família (NASF) levou a reflexão para os funcionários da Unidade Básica de Saúde Odino Miranda, no BNH, na manhã desta terça-feira (18).

O trabalho consistiu em uma Roda de Conversas em que informações foram trocadas. “Sem coesão e união o objetivo de servir melhor ao público não pode ser alcançado”, observou a psicóloga Isabela Fernandes.

Segundo Isabela, por causa da pandemia de Covid-19 os profissionais de saúde ficaram sobrecarregados, pois convivem com a insegurança dos usuários.

Alguns usuários, inclusive, se recusam a se vacinar e mesmo ter atendimento médico. Outros vão além. “Há pacientes que chegam estressados e descontam nas equipes, mas nosso trabalho é acolher e tentar acalmar as pessoas em situações assim”, explicou Queirilimar Lima, técnica de enfermagem.

A Roda de Conversa, dirigida pela enfermeira Lívia Araujo, foi aberta aos usuários. Houve sorteio de brindes e distribuição de álcool em gel e mascaras.

No final, os profissionais do posto explicaram aos moradores presentes métodos de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, como evitar a  gravidez na adolescência, entre outros assuntos. “Pretendemos deixar em breve um telefone para que eles possam tirar dúvidas em relação a estes temas e que percebemos que são muito comuns na localidade de cobertura de nosso posto”, disse Lívia. O evento também contou com a participação do Secretario Municipal de Saúde, Ronaldo Steele, que foi à unidade verificar as condições do posto.