Encontro reuniu diversos representantes na Secretaria de Assistência Social
Drogas, como combater? Trabalhando com prevenção! A resposta a essa pergunta norteou a reunião que aconteceu na Secretaria de Assistência Social, nesta quarta-feira, dia 06. A secretária Thais Rodrigues recebeu a subsecretária de Estado de Prevenção à Dependência Química, Mariléia de Paula, o secretário de Políticas sobre Drogas de Nova Friburgo, Antônio Fagundes, o secretário de Segurança Pública, Welington Lima, representando a Secretaria de Saúde, a coordenadora de Saúde Mental, Lídia Rodrigues, e o vereador eleito Rafael Jardim para discutir como combater a disseminação de drogas no município.
A subsecretária Mariléia de Paula, que também é presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas do Estado do Rio de Janeiro, falou sobre o apoio dado aos municípios no trabalho de prevenção às drogas e deu dicas importantes. “Os municípios têm que se fortalecer e se organizar para criar políticas públicas na prevenção ao uso de drogas. Podem contar com o apoio do Estado. Essa reunião já é um primeiro passo”, disse.
De acordo com Thais Rodrigues, “as drogas, quer sejam lícitas ou ilícitas, permeiam quase todos os tipos de violação de direitos que chegam até à Secretaria. Por isso dar esse passo na prevenção é tão importante para o município. É necessário o trabalho em rede, inserindo demais secretarias, poder legislativo e sociedade civil, para que juntos enfrentemos este problema”, disse.
Nova Friburgo, vizinho de Casimiro de Abreu, é o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a ter uma Secretaria Municipal sobre Drogas. O secretário Antônio Fagundes, o assessor e palestrante, Edson Flávio, e a pedagoga Marise Tostes passaram um pouco da experiência, dos desafios e dos trabalhos desenvolvidos no município.
O secretário de Segurança, Wellington Lima, destacou que a prevenção é o melhor caminho no combate às drogas e o mais desafiador, pois os resultados vêm a longo prazo e não aparecem tanto quanto os de uma política só de repressão.
Aproveitando a reunião, a subsecretária Mariléia de Paula deixou o convite para o encerramento da Caminhada da Prevenção que acontecerá no dia 15 de dezembro na praia de Copacabana.
Participaram também da reunião a coordenadora da Proteção Especial, Clécia Andrade, o comandante da Guarda Municipal, Washington de Sá, o Inspetor da Guarda Municipal, Rômulo Bruno, demais assessores da subsecretária de Estado de Prevenção à Dependência Química, e o gestor social, Carlos Henrique Alves Silva.