Município propõe municipalização do trecho da rodovia RJ 106

Um grande passo foi dado para o ordenamento do trânsito na RJ 106, no trecho que corta o distrito de Barra de São João. Na quarta-feira, dia 19, o secretário de Ordem Pública e Defesa Civil, Wellington Lima, se reuniu com a diretora chefe de Obras e Conservação, do Departamento de Estradas e Rodagens – DER, Rosani Lomar  propondo a formalização de um convênio para a municipalização do trecho da rodovia RJ 106 que corta o município.

Com a municipalização será possível realizar as atividades de conservação corretiva e preventiva, como o recapeamento asfáltico, manutenção e melhorias da iluminação e sinalização. O convênio também vai permitir que a Secretaria de Ordem Pública atue na fiscalização do trânsito na área urbana da rodovia.

“Recebemos muitas solicitações dos moradores, mas hoje estamos impedidos de realizar qualquer intervenção no trânsito na rodovia RJ 106, por ser de responsabilidade do estado. Esse convênio vai nos permitir atuar na melhoria da infraestrutura, fiscalização do transporte público, entre outras atuações. Nosso objetivo é oferecer um trânsito melhor para os moradores de Barra, reduzindo acidentes e incidentes rodoviários”, ressaltou o secretário de Ordem Pública e Defesa Civil, Wellington Lima.

Também foram discutidos a implantação da sinalização turística às margens da rodovia, a realocação de pontos de ônibus, a retirada dos veículos apreendidos do Posto de Policiamento do Batalhão de Polícia Rodoviária, bem como a limpeza da rodovia RJ 106, assim como da RJ 142, que corta a região serrana do município, e está com a vegetação invadindo a pista.

Participaram da reunião a secretária de Turismo e Eventos, Adriana Grillo e os diretores dos Departamentos de Transporte Público, Fabrício Correia e de Trânsito, Aguilar da Silva.

Um novo encontro, dessa vez com o presidente do DER, deverá ser agendado nos próximos dias para tratar sobre o convênio.