Município ganha mais uma Horta Urbana

Mais uma Horta Urbana para os moradores da cidade

Localizada em um terreno público no Bairro Industrial, a nova Horta Urbana, que já recebeu a preparação do solo e que agora está na fase de plantio, será dedicada ao cultivo de plantas aromáticas, temperos e também das PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais). Serão mais de 25 espécies de plantas, como: cebolinha, cheiro verde, Saião, Citronella, morango, Taioba, Ora-Pró-Nóbis entre outras.

O Programa Horta Urbana da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca já conta com 3 hortas no município. Ivan Noé, Diretor do Departamento Agrícola, ressaltou a importância das hortas: “Tudo aquilo que plantarmos servirá para o consumo da própria população.”

Os profissionais da Secretaria de Agricultura e Pesca receberam a visita da Educadora Ambiental Nathália Ferreira e do coordenador do CEDRO (Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras), Leandro Lima – Técnico Agrícola que ministrou um curso sobre como cultivar as PANCs. “Muitas vezes nós temos algumas plantas comestíveis em casa, mas não sabemos que elas podem fazer bem à saúde. As Hortas Urbanas em Casimiro são muito importantes. Além de utilizarem espaços ociosos do município também oferecem alimentos naturais e de qualidade, plantados ao lado de casa”, explicou Leandro Lima.