• Saúde

Motoristas do Setor de Transporte da Saúde são capacitados para socorro básico de emergência

???????????? Imagine a seguinte situação hipotética. Você é  motorista da Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu, seguindo para o Rio de Janeiro, ou outro destino fora de Casimiro de Abreu,  em uma Van com 10 passageiros. No trajeto um deles passa mal: sintomas de infarto. O que você faria?

????‍♂️ Em outra situação, você presencia um acidente de carros na BR-101. Um dos motoristas apresenta sinais de vida. O que você faz? Procura ajuda? Liga para um hospital? Espera a chegada de socorro?

✅A resposta a essas perguntas foi respondida no sábado, dia 24, com o “Curso de Suporte Básico de Vida com Práticas de Ressuscitação Cardíaca e Pulmonar e Atendimento a Vítimas de Trauma com Prática em Imobilização”. O curso é fruto de uma parceria das Secretarias de Trabalho e Renda e Saúde – visando à capacitação dos motoristas do Setor de Transporte da Saúde do Município.

O curso foi dividido em duas partes. Na primeira, realizada no auditório do IPREV-CA, no Centro, os motoristas receberam noções teóricas e práticas de “Suporte Básico de Vida”, que são os primeiros passos para se manter uma pessoa acidentada viva até que um suporte avançado, a ambulância, por exemplo, chegue: massagem cardiopulmonar, desfibrilação, uso de técnicas de ventilação (bolsa máscara), entre outras.

????️“A primeira ação é pedir ajuda por telefone. Depois iniciar os procedimentos. O atendimento tem que ser rápido”, explicou Vanderlei Campos, socorrista do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e coordenador do curso.

✅ Aula prática – A segunda parte foi totalmente prática e voltada para situações onde ocorre traumas: muito comum em acidentes. Para essa situação, foram ensinadas técnicas de imobilização, uso da prancha e uso do colar cervical. O treinamento ocorreu na Rua Francisco Lopez, ao lado da Prefeitura de Casimiro.

O curso com cerca de 8h agradou aos  motoristas.
????️“Ele é muito importante para nós porque ajuda a salvar vidas”, disse José de Oliveira Bernardo, 53 anos, há um ano trabalhando no transporte de pacientes em Casimiro de Abreu.

????️“Aprendi muita coisa”, completou André Cruz da Silva Palma, 37 anos e seis meses no cargo. No final, todos os participantes receberam certificados de conclusão do curso.