Meio Ambiente e Defesa Civil realizam ação conjunta no Rio São João

A Secretaria de Meio Ambiente e Coordenadoria de Defesa Civil realizaram uma ação conjunta de educação ambiental e fiscalização no Rio São João.

O objetivo da ação foi fiscalizar a pesca no Rio São João e identificar se os equipamentos utilizados, e a quantidade de peixes retirada do rio estavam dentro dos limites estabelecidos pela legislação vigente, além de instruir os pescadores sobre a legislação de pesca e recolha dos resíduos sólidos.

“Verificamos alguns pescadores amadores usando material permitido apenas para pesca profissional, como rede e tarrafa.

Na primeira ação nós notificamos os pescadores abordados de que não poderiam usar o material para pesca amadora, e que deviam usar apenas linha com anzóis ou molinetes, e deviam respeitar o limite de peixes estabelecido pela lei”, falou o secretário de Meio Ambiente, Samuel Neves.

Ainda de acordo com Samuel, as ações de fiscalização no rio São João serão cada vez mais constantes. “Temos recebido diversas denúncias de pesca irregular e é nosso papel coibir as  práticas criminosas que degradam o ambiente e impedem o reabastecimento natural com a procriação das espécies encontradas em nosso rio São João”.

O coordenador de defesa civil, Marcelo Salviano, aproveitou a ação para orientar a comunidade ribeirinha sobre as questões de urgência e emergência em caso de enchentes e desastres naturais, além de verificar as condições estruturais da ponte que liga Barra de São João a Cabo Frio, na Amaral Peixoto.