• Home
  • Destaque
  • Livros reúnem informações sobre a pesca do Guaiamum no rio São

Livros reúnem informações sobre a pesca do Guaiamum no rio São

Técnicos da Secretaria de Agricultura e Pesca de Casimiro de Abreu participaram do evento de entrega dos livros que traçam um diagnóstico da pesca do guaiamum no rio São João.

O evento aconteceu na manhã de segunda-feira, no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, Localizado no município vizinho de Cabo Frio.

Os documentos são o resultado de pesquisas e levantamentos realizados pela equipe do projeto Guaiamum junto aos catadores das comunidades do Arroz, em Barra de São João, e do Chavão, em Tamoios, além de representantes dos órgãos públicos dos municípios de Casimiro e Cabo Frio, instituições, associações e entidades ligadas à pesca na região.

O trabalho se baseia no conhecimento das comunidades tradicionais e levanta os conflitos socioambientais que envolvem os pescadores artesanais de guaiamum, sendo uma importante ferramenta para a gestão sustentável das áreas protegidas da bacia do rio São João.

Projeto Guaiamum – Bioecologia e Etnoconhecimento para a Conservação: O objetivo geral do projeto é gerar um conjunto de dados que fortaleça o Plano de Gestão Local do caranguejo guaiamum na APA da bacia do rio São João/Mico Leão Dourado, favorecendo a proteção e o manejo da espécie, atuando no monitoramento ambiental e promovendo o diálogo entre os conhecimentos tradicional e acadêmico, propondo possíveis adequações de forma a tornar legalizada e sustentável a atividade dos catadores que já atuam na área.

Galeria de Fotos

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso