Jovens têm aula prática sobre compostagem

Os jovens do programa Agricultor Orgânico e Paisagista Mirim tiveram uma manhã de aprendizado nesta quarta-feira, dia 24. Eles participaram de uma aula prática sobre compostagem com o engenheiro agrônomo Renato Ferreira, da Prefeitura de Rio das Ostras, e Mestre em Agricultura Orgânica pela UFRRJ. Eles aprenderam técnicas que aceleram o processo de decomposição do material orgânico e fornecem um composto rico em nutrientes. “A compostagem traz inúmeros benefícios, como a redução do volumes lixo que a gente gera em casa, melhorar a qualidade do solo, além de gerar um adubo rico em nutrientes que pode ser utilizado em jardins e hortas”, falou Renato.
Na escola Pastor Abel, em Barra de São João, os jovens ajudam na manutenção da horta orgânica. O conhecimento adquiro será aplicado no espaço. Os resíduos orgânicos, como restos de cascas, legumes e verduras da cozinha da escola, vão para a composteira. Todo o processo leva de 60 a 120 dias e o adubo produzido naturalmente será utilizado na própria Horta, garantindo um alimento fresco para os alunos.