Para dezenas de adolescentes, os programas Jovem Agricultor Orgânico e Paisagista Mirim representam muito mais do que um apoio financeiro . Eles são uma porta de entrada para o aprendizado , a socialização , o compromisso e a realização pessoal.
Na última segunda-feira, dia 7, a turma de 2025 foi recebida com muito entusiasmo. Os alunos participaram de uma dinâmica em grupo para conhecer as regras, comportamentos e a ética dos programas – tudo de forma leve, mas com muita consciência e responsabilidade.

“Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada , a palavra pronunciada e a oportunidade perdida . Esses programas são uma grande oportunidade para vocês”, destacou Lidiane Lima, coordenadora dos programas.
Voltados para jovens entre 14 e 17 anos, moradores de Casimiro de Abreu há pelo menos dois anos, os programas acolhem 60 estudantes, que recebem uma bolsa de 1/3 do salário mínimo como incentivo para a participação ativa.
Aulas teóricas e práticas são ministradas por uma equipe multidisciplinar que aborda temas atuais e relevantes sobre meio ambiente, incentivando os jovens a refletirem e atuarem de forma consciente na sociedade.
Paisagista Mirim:
Os participantes aprendem técnicas de jardinagem , poda , produção de mudas , manejo e conservação do solo , além de horticultura .
Agricultor Orgânico:
Os jovens recebem aulas sobre produção orgânica , compostagem, olericultura , controle sustentável de pragas e manejo responsável da terra .