• Home
  • Destaque
  • ITERJ visita áreas para Regularização Fundiária Urbana em Casimiro de Abreu

ITERJ visita áreas para Regularização Fundiária Urbana em Casimiro de Abreu

Dando segmento a cooperação técnica firmada com a Prefeitura de Casimiro de Abreu, o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro – ITERJ – visitou quatro bairros na última quinta-feira (23), para identificação dos perímetros que poderão receber o benefício da Regularização Fundiária Urbana. Foram eles: bairro São João, Vale do Sol, Vila Feliz e Bairro Industrial, somando cerca de três mil imóveis.

A equipe do ITERJ – contando com um assistente social, um engenheiro e um projetista – fotografaram e anotaram os dados gerais para posterior levantamento técnico, que será realizado com drones (georreferenciados).

Segundo o secretário de Planejamento, Mauro Goulart, que vem coordenando os trabalhos do instituto no município, a determinação do prefeito Ramon Gidalte é que possamos começar a entregar os títulos dos imóveis no início de 2024, começando pelo bairro Peres Gidalte, onde o processo está na fase final.

“São mais de 20 anos de atrasos com a documentação dos registros sendo resolvidos, e que vão trazer dignidade e segurança a muitas famílias. Atualmente, o termo de cooperação assinado pode contemplar os bairros citados, mas já estamos negociando para expandir ainda mais a atuação. Pois a demanda de pedidos por escritura e registro de imóveis vem crescendo”, disse.

Segundo o secretário, com este procedimento o próprio morador passa a investir mais na sua moradia: “Imóveis com registro recebem 75% mais investimentos, gerando empregos na construção civil e melhorando a economia, segundo pesquisas”, completou Mauro.

O ITERJ continuará nos próximos meses a fazer visitas regulares a estes bairros, tão logo os processos administrativos sejam iniciados, com base no levantamento realizado.

Os técnicos tiveram oportunidade de conversar com alguns moradores, para coleta de informações, visitaram postos de saúde, comércio e escolas, e percorreram a pé várias ruas, conhecendo a realidade local.

Formulário enviado com sucesso