• Home
  • Administração
  • IPREV realiza reunião para análise de déficit do sistema previdenciário municipal

IPREV realiza reunião para análise de déficit do sistema previdenciário municipal

O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Casimiro de Abreu realizou na última terça-feira (14) uma reunião estratégica para apresentar e analisar possibilidades de equacionamento do déficit atuarial e financeiro do Sistema Previdenciário Municipal. O encontro reuniu representantes do Instituto de Previdência e das secretarias de Administração, Planejamento e Fazenda, com o objetivo de discutir medidas para garantir a sustentabilidade do regime próprio de previdência social.

Durante a reunião, foram apresentados os resultados do estudo atuarial mais recente, que detalha o cenário atual do sistema e os desafios enfrentados para assegurar o equilíbrio financeiro a longo prazo. Entre as pautas destacadas, estiveram as mudanças introduzidas pela nova Portaria MPS nº 3811/2024, que traz orientações atualizadas para a gestão de regimes próprios de previdência.

Essa normativa estabelece parâmetros atualizados para cálculos atuariais, projeções financeiras e medidas de equilíbrio do sistema, buscando alinhar os regimes próprios de previdência social às boas práticas de gestão pública. “Nosso objetivo é manter um plano equilibrado, viável e responsável, que permita a manutenção dos direitos dos segurados, ao mesmo tempo em que buscamos um equilíbrio financeiro sustentável para o sistema”, disse o presidente do Instituto, Marcus Guerra.

Os participantes discutiram diferentes cenários e ações que podem ser implementadas para manter o equilíbrio financeiro do sistema, como melhoria na gestão de ativos e educação previdenciária, ente outras. As diversas mudanças promovidas pela nova portaria visam garantir segurança e prudência na utilização dessa hipótese, que é facultativa e que deverá ser fundamentada em estudo técnico que deverá contemplar a análise do histórico do comportamento da reposição para a massa de segurados e as perspectivas de ingressos de novos servidores.

Formulário enviado com sucesso