II Mostra Inclusiva movimenta escolas em Barra de São João

A Secretaria de Educação realizou em Barra de São João a II Mostra Inclusiva, que reúne trabalhos feitos por nossos alunos especiais com ajuda dos professores. A proposta é mostrar o que é desenvolvido nas salas de aula com os alunos da educação especial e inclusiva, além de promover a interação entre os estudantes das Unidades de Ensino de todo o município. Os trabalhos reuniram materiais didáticos utilizados no processo de ensino e aprendizagem. O evento foi realizado nesta segunda-feira, em Barra de São João, no Ciep 406 Municipalizado Ludevis Teixeira Bastos. A mostra também aconteceu na semana passada, no Ciep 459 Municipalizado José Bicudo Jardim, em Casimiro de Abreu.

Em Barra, a Mostra foi aberta com a apresentação do grupo de pagode da Classe Especial ‘Natureza do Samba’. Durante todo o dia, alunos das demais escolas do distrito visitaram a exposição e também puderam experimentar diversas sensações na ‘Sala Sensorial’. Com os olhos vedados, eles sentiram diferentes texturas e cheiros, desviaram de obstáculos e perceberam um mundo diferentes quando se enxerga de olhos fechados.

De acordo com o professor da Educação Especial, Thiago Da Ávilla, a mostra foi uma oportunidade de mostrar alguns métodos utilizados dentro da Rede Municipal de Ensino. “Além de promover a inclusão social desses alunos, integrando estudantes, pais, professores e todo corpo docente das escolas, este evento é uma oportunidade de mostrarmos o que os alunos conseguem fazer e como podem se desenvolver com um trabalho de educação voltado para eles”, ressaltou.

Para Alexander Baptista, pai dos gêmeos Rafael e Miguel, a participação da família nessas atividades escolares é de extrema importância. “Eles sempre aprendem algo de novo. Hoje estamos vendo que com criatividade e vontade é possível desenvolver brinquedos pedagógicos como estes, feitos com materiais recicláveis”, observou.

Para a coordenadora de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria de Educação, Cleide Teixeira, essa mostra divulga e valoriza o trabalho dos professores das salas de recursos, confirmando que a educação inclusiva é uma realidade nas escolas da rede do município. “Todas as nossas escolas são inclusivas, com toda diversidade. De acordo com a necessidade de cada um, realizamos adaptações, adequações que integram um plano educacional individualizado. Desenvolvemos esse trabalho de forma lúdica, nas salas de recursos com professores do Atendimento Educacional Especializado e salas de aula com professores regentes, mediadoras e profissionais de apoio”, acrescentou.