Idosos participam do plantio de árvores em Barra de São João

Contribuir para a construção de uma cidade mais sustentável para as futuras gerações. Foi com esse sentimento de renovação que os idosos da Casa dos Velhinhos Luiz Laurentino da Silva, em Casimiro de Abreu, participaram, na manhã desta quarta-feira, dia 24, do plantio de 30 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no entorno do Hospital Regional de Barra de São João.

Eles ajudaram a plantar espécies floridas, como as quaresmeiras e o pau-brasil que vão trazer cores para o espaço na época de floração, e mudas de árvores frondosas para garantir sombra e amenizar o calor, como o pau-ferro e a sibipiruna.

Para a idosa Maria de Fátima, o momento foi de interação e a oportunidade deles se sentirem produtivos, contribuindo com algo que vai fazer a diferença na vida de outras pessoas. “Sentimos na alma essa renovação. Estamos plantando uma nova vida”, falou.

A ação marcou o início do projeto de arborização urbana, um trabalho que está sendo realizado pelas secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Pesca e a Guarda Ambiental, e prevê o plantio de árvores em vários pontos da cidade. O próximo plantio vai contemplar o bairro São João, em Barra de São João.

O objetivo do projeto é proporcionar ambientes mais agradáveis e estimular o comprometimento de todos com a conservação dos espaços urbanos. “Essas ações chamam a atenção para a importância da arborização urbana. Além do embelezamento da cidade, as árvores trazem sombra que ameniza o calor, ajudam na melhoria da qualidade de vida, na diminuição da poluição sonora, e também na absorção da poluição atmosférica”, ressaltou o engenheiro florestal Marcelo Faria.