Hospital Municipal de Casimiro ganha serviços de hemodiálise beira leito

Alegria e satisfação. O alívio estampado no rosto de João Pereira, internado no Hospital Ângela Maria Simões Menezes reflete o sentimento de melhores dias para dezenas de pessoas à espera de serviços de hemodiálise em Casimiro de Abreu.

Morador de Professor Souza, aposentado, 69 anos,  seu João é o primeiro paciente com insuficiência renal crônica a fazer tratamento no Município, sem precisar se deslocar para outras cidades. Ele fazia tratamento três vezes por semana: terça, quinta e sábado, saindo às 2h da tarde, chegava em casa às 10h da noite para se tratar em Macaé ou Rio Bonito.

“Tinha dia que não dava para fazer o tratamento e voltava muito cansado. Para nós isso é muito bom. Estou a 10 minutos de casa. Se não fosse tratado aqui, continuaria nesse sofrimento”, disse.

A primeira máquina, de um total de três, foi entregue na manhã desta quinta-feira, dia 13, em uma  solenidade simples  que contou com a presença do prefeito Ramon Gidalte. “Estou muito feliz. Acompanho a luta das pessoas que fazem hemodiálise há muito tempo. Já perdi um amigo com este problema. Com este serviço vamos evitar o sofrimento de muita gente e evitar o óbito de muitos”, disse o prefeito.

Os serviços de hemodiálise em Casimiro são destinados a pacientes que estejam internados no hospital e que precisam fazer uma hemodiálise de emergência: que precisam ser transferidos ou que precisam melhorar seu quadro clínico. Já os pacientes que não estão internados continuam fazendo o tratamento normalmente, fora do município.

“Para frisar, a pessoa que precisa ser tratada com os serviços de hemodiálise à beira leito, antes passa pelo atendimento de um médico clínico-geral e se constatado a gravidade ele é internado no Hospital”, explica o secretário municipal de Saúde, Lucas Maia. .

Além do prefeito Ramon e do Secretário Lucas Maia estiveram presentes na solenidade os vereadores Fátima Canejo, Pedro Gadelha e Wellington Lima; a diretora do Hospital, Adriana Signorelli, o coordenador de Atenção Básica, Alex Roelles Peixoto, Lia Necker, chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde e  Priscila Gasparetto, assessora do secretário Lucas Maia.