Guardas Civis Municipais de Casimiro de Abreu participaram, na última sexta-feira (16), do 6º Encontro de Guardas Femininas do Rio de Janeiro, que aconteceu na cidade de Paraty. O evento teve como objetivo a integração, capacitação e troca de experiências entre as agentes femininas da área de Segurança Pública.
Com o tema “Mulher que reconhece suas forças, não encontra limites para seus sonhos”, o encontro anual reuniu 29 municípios do Estado, inclusive representantes do Departamento da Polícia Federal do RJ, Guardas municipais femininas de Osasco (SP) e Belo Horizonte (MG). Em 2021, Casimiro de Abreu sediou o evento, que reuniu cerca 200 agentes de segurança.
O evento teve uma programação diversificada, incluindo palestras, debates e atividades práticas. As guardas municipais tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, discutir desafios enfrentados no dia a dia e trocar conhecimentos sobre as melhores práticas de segurança. Durante as palestras, especialistas abordaram temas relevantes para a atuação das guardas municipais femininas, como técnicas de defesa pessoal, abordagem humanizada, enfrentamento à violência de gênero e importância da presença feminina nos órgãos de segurança.
A agente da Polícia Federal, Magda Fraga, falou sobre a importância da mulher na Segurança Pública. “O empoderamento feminino e o reconhecimento do seu papel junto aos demais Guardas Municipais favorecem à população. A cada dia mais as ações das guardas municipais necessitam de mais técnica e menos força bruta e, as mulheres são fatores de grande importância por ter essa ótica de forma inata. Para além disto, os projetos já em execução nas demais instituições são fatores de fortalecimento das guardas municipais e são promissores para melhorias na Segurança Pública”, destacou.