Guarda Ambiental participa de palestras de capacitação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu promoveu três palestras de capacitação para a Guarda Ambiental Municipal.

A palestra inicial foi ministrada pelo biólogo Maurício Porto, com o tema “Uso de Geotecnologias na Análise da Paisagem”, visando estimular a equipe através da teoria e prática em manipular, de forma básica, os dados geoespaciais, além de fomentar a capacidade analítica e de tomada de decisão para a gestão do território, considerando as técnicas de geoprocessamento.

Em seguida, a bióloga Shana da Cruz abordou o tema “Fiscalização Ambiental Municipal”, citando as principais leis utilizadas pelos fiscais, as ações de fiscalização e as penalidades aplicadas.“As ações de fiscalização objetivam induzir a mudança do comportamento social, dissuadindo a prática de danos ambientais e estimulando a preservação dos recursos naturais”, ressaltou Shana.

Finalizando a capacitação, o engenheiro florestal Marcelo Faria, falou sobre o “Uso do Código Florestal Brasileiro como Instrumento de Fiscalização Ambiental Municipal”. “O Código Florestal é a lei que institui as regras gerais sobre onde e de que forma a vegetação nativa do território brasileiro pode ser explorada. Ele determina as áreas que devem ser preservadas e quais regiões são autorizadas a receber os diferentes tipos de produção rural”, explicou.

O secretário de Meio Ambiente, Alex Maurino, também realizou o Diálogo Semanal de Segurança, Meio Ambiente e Saúde com toda a equipe da Semmads, destacando os cuidados que todos devem continuar tendo em meio a pandemia, mesmo após a vacina.

Ele ainda destacou a importância da boa comunicação e da capacitação dos servidores para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

“As capacitações internas estão previstas no Plano de Ações de Educação Ambiental, elaborado pelo Departamento de Meio Ambiente, contemplando a educação formal e informal no município, e atendem também os quesitos para que a cidade possa ser beneficiada com recursos do ICMS Ecológico”, falou Alex.