Gripe Aviária

O Estado do Rio confirmou o primeiro caso de gripe aviária registrado em uma ave migratória em São João da Barra.

Em Casimiro de Abreu, não há qualquer registro de suspeita da doença em aves domésticas, em área de produção comercial ou mesmo de subsistência.

No entanto, as Secretarias Municipais de Saúde e Agricultura e Pesca alertam que deve ser evitado qualquer contato direito com aves caídas, mortas ou que aparentam estarem doentes.

Por outro lado, estão suspensas a participação de aves em eventos com aglomerações ou outras espécies de animais no Município.

As pessoas sob risco de serem infectadas pela gripe aviária (H5N1) são aquelas expostas direta ou indiretamente aos animais infectados (vivos ou não) em ambientes contaminados.

A Influenza aviária é uma doença que deve ser comunicada imediatamente em qualquer caso suspeito ao Núcleo de Defesa Agropecuária, ou ao Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde.

Saiba mais:
Endereços:
Núcleo de Defesa Agropecuária: Estrada Serra Mar (RJ-142), Km 1 – Quiosque de Turismo, no Bairro Industrial ou pelo telefone: (22) 2778 – 4568. email: ndacasimiro.agriculturarj@gmail.com

Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental: Secretaria Municipal de Saúde, Rua Franklin José dos Santos, nº 271, Casimiro de Abreu, (22) 2778-1248.

Recomendações:
Para quem cria aves de corte ou postura:
Proibir qualquer tipo de visita às suas unidades de produção;
Realizar vazio sanitário (em caso de necessidade);
Manter o acesso da propriedade fechado;
Fazer a desinfecção de veículos em pleno funcionamento, assim como o de materiais que acessem a granja;
Usar roupas e calçados exclusivos ao acessar à granja;
Usar pedilúvios (caixa contendo uma solução de desinfetante para desinfecção) no acesso aos núcleos e aos galpões, entre outros cuidados.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso