• Home
  • Destaque
  • Fundação Municipal Casimiro de Abreu avança com Projeto Piloto para Transformar resíduos em fertilizantes

Fundação Municipal Casimiro de Abreu avança com Projeto Piloto para Transformar resíduos em fertilizantes

Um projeto inovador em Casimiro de Abreu já está sendo iniciado e irá reunir esforços da Fundação Municipal Casimiro de Abreu (FMCA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da autarquia Águas de Casimiro.

A iniciativa que terá seu piloto iniciado ainda em abril de 2025, busca soluções sustentáveis ​​para o tratamento de resíduos sólidos no município.

A Engenheira Agrônoma, Lidiane Lima, e idealizadora do projeto, será a coordenadora geral das ações que irão acontecer no sítio agrícola. “O lodo de esgoto tratado e atendendo aos parâmetros previstos pela legislação pode ser utilizado na adubação de diversas espécies, sendo considerado um adubo orgânico de altíssima qualidade”, afirma Lidiane.

Nesta quinta-feira (16), representantes das instituições se reuniram na sede da FMCA para discutir as ações que serão realizadas.

A presidente da FMCA, Andrea Weitzel, destacou os benefícios esperados: “Os ganhos para o município serão muitos. O descarte adequado desse lodo, que é um passivo ambiental, pode não apenas gerar fertilizantes, mas também aumentar os repasses do ICMS Verde, um mecanismo que premia municípios com boas práticas ambientais, explicou”.

Estiveram presentes à reunião: Rafael José, Presidente da Águas de Casimiro de Abreu, Samuel Barreto, secretário do Meio Ambiente.

E a equipe técnica: Lidiane de Lima, Engenheira Agrônoma, coordenadora geral dos Programas, Jaqueline Sadi, bióloga, coordenadora do Programa Jovem Agricultor Orgânico, Murilo Vilela, engenheiro ambiental, assessor de Expansão e Projetos Especiais.
Ivone Alessandra, técnica em química, Diretora da Divisão de Operação, Manutenção e Expansão.

Formulário enviado com sucesso