Fundação Cultural participa de Assembléia com secretários municipais e ministro da Cultura

Na manhã desta quarta-feira, 14, representantes da Fundação Cultural Casimiro de Abreu estiveram no Cine Teatro Museu Imperial, em Petrópolis, participando da Assembleia Ordinária do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Rio de Janeiro. Além dos gestores municipais de Cultura, o ministro da pasta, Sérgio Sá Leitão também esteve presente à reunião.

O Ministro da Cultura realçou a importância do Sistema Municipal de Cultura e enfatizou a necessidade da implantação de políticas culturais. Em sua fala, Leitão tratou ainda sobre as linhas de incentivo à Cultura, explicando as novas mudanças ocorridas na Instrução Normativa, com a desburocratização da mesma. Explicou a nova linha de ação do MinC, intitulada ‘Cultura gera Futuro’.

O Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Rio de Janeiro vem se reunindo bimestralmente para dar continuidade aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos desde a sua reativação, em maio de 2017, com o objetivo de dinamizar o Sistema Estadual de Cultura. De acordo com os assessores da Fundação Cultural Lucas Jorge e Ari Costa, o Fórum já está consolidado. “É um importante espaço para debate, articulação e intercâmbio das políticas culturais desenvolvidas em todo o estado”, comentou Ari Costa.

“É de suma importância para o município ter uma ligação direta com os outros municípios e, principalmente, com o Ministério da Cultura, com o objetivo de buscar novas estratégias e formas de incentivo para o nosso município”, alertou Lucas Jorge.

A próxima reunião do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura do Rio de Janeiro está agendada para o dia 24 de maio de 2018, na Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu.