Farmácia Central do Município : abastecimento garantido

Estoques de medicamentos,  suplementos alimentares e materiais hospitalares devidamente abastecidos e prontos para distribuição nas UBS . Esta é a situação da Farmácia Central do Município, setor de alta relevância da Secretaria Municipal de Saúde de Casimiro de Abreu (SMS)

A cobrança pela melhoria dos serviços de saúde à população é intensa, mas os esforços da Secretaria de Saúde têm garantido a manutenção dos estoques.  A Farmácia Central, responsável pela distribuição de medicamentos a outras seis unidades similares no Município, é abastecida regularmente de acordo com a demanda.

“Saio daqui satisfeito com o que vi. Quem mais se beneficia com isso é a população, sobretudo a mais vulnerável que necessita de medicamentos”, disse o prefeito Ramon, que visitou a Farmácia nesta terça, dia 4.

Entre os alimentos destacam-se os do Setor de Nutrição. Todas as prateleiras do depósito onde está armazenado estão cheias. Os suplementos alimentares servem para complementar a alimentação. Os leites infantis são para crianças que por algum motivo não recebem o leite materno, nestes casos é necessário o uso de complementos que devem ser utilizados sob indicação de um médico ou nutricionista.

22 caixas de leite, específico para crianças com deficiência ou que precisam se alimentar por sonda,  serão enviadas brevemente para Barra de São João.

“Antes os moradores de Barra de São João, com encaminhamento médico, vinham a Casimiro para pegar uma simples caixa de leite, agora isso é  pode ser todas  as terças-feiras, na Policlínica de lá”, explicou  Elizete Muzzi, auxiliar de farmácia.

De acordo com Cátia Lemos, coordenadora  municipal de assistência farmacêutica,  a falta de medicamentos em âmbito nacional implica um melhor planejamento do setor para que os usuários não fiquem sem medicação. “Em toda a Região, somos o único município que disponibiliza um farmacêutico em nossas unidades de farmácia. Caso a pessoa tenha qualquer dúvida quanto à medicação pode nos procurar”, observou Cátia.

Remédios como amoxicilina, antitérmicos e materiais utilizados no tratamento de diabetes como lancetas, tiras de teste de glicose, insulina são distribuídos gratuitamente e não faltam na Farmácia Central. Além disso, 200 caixas de de carbamazepina 20 mg/l – medicamento para tratamento de convulsões em crianças – acabaram de chegar.

Itens essenciais como gaze, ataduras, esparadrapo e clorexidina, luvas, bolsas de colostomia, agulhas hipodérmicas, máscaras descartáveis, entre outras também estão disponíveis

Atualmente existem 6 (seis) unidades de Farmácias Municipais, sendo elas:

• FARMÁCIA CENTRAL CASIMIRO DE ABREU, situada à Rua Franklin José dos Santos, 271, Centro – Casimiro de Abreu/RJ (Funcionamento: de segunda à sexta das 9h às 17h – sábados, domingos, feriados e pontos facultativos das 9h às 16h).
  • FARMÁCIA ROSA BRANCA (SERRA), situada à Estrada Serra Mar, s/n, Rosa Branca – Casimiro de Abreu/RJ (Funcionamento: de segunda à sexta das 8h às 16h).
    FARMÁCIA PROFESSOR SOUZA, situada à Rua João Soares, s/n, Professor Souza – Casimiro de Abreu/RJ (Funcionamento: de segunda à sexta das 8h às 17h).
  • FARMÁCIA RIO DOURADO, situada à Rua Waldemar de Souza Duarte, s/n, Vila Feliz, Rio Dourado – Casimiro de Abreu/RJ (Funcionamento: de segunda à sexta das 8h às 17h).
    — FARMÁCIA PALMITAL, situada à Rua da Pedra, s/n, Palmital – Casimiro de Abreu/RJ (Funcionamento: de segunda à sexta das 8h às 17h).
  • FARMÁCIA BARRA DE SÃO JOÃO (CENTRAL), situada à Rua Dr Sá Pinto, nº430, Centro – Barra de São João – Casimiro de Abreu/RJ (Funcionamento: de segunda à segunda 24h por dia).