Fala Leitor, Casimiro em conversa

A Biblioteca Municipal Tiradentes, da Fundação Cultural Casimiro de Abreu, promoveu na manhã desta sexta-feira, mais uma edição do Fala Leitor.

O projeto especial em comemoração pelo aniversário do município de Casimiro de Abreu recebeu a professora Lara Gidalte que bateu um papo super animado sobre a importância da história da nossa cidade.

Os povos indígenas que já habitavam aqui, a criação do município de Casimiro de Abreu, chamado anteriormente de Barra de São João, com a primeira sessão da Câmara em 15 de setembro, a espera pela chegada do Disco Voador…

Foram muitos os temas abordados de forma leve e descontraída para que os alunos leitores pudessem compreender e aprender mais sobre a história da nossa cidade.

Marjorie Marins, bibliotecária, falou da importância de fazer com que os jovens alunos conheçam bem a história do município, parafraseando Santo Agostinho: “Só amamos aquilo que conhecemos. É importante conhecermos nossa história. Nosso papel aqui é justamente de fazer com que os moradores despertem o sentimento de pertencimento e de valorização do local onde vivem.” disse a responsável pela Biblioteca Tiradentes.

“Precisamos valorizar a história completa do nosso município que se dá há mais de 400 anos. Não podemos perder nossa identidade.” disse Lara.

Lara Gidalte é professora de História e produziu sua tese de mestrado para Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ sobre o município de Casimiro de Abreu com o tema: “Diálogos entre a História Local e o Ensino Fundamental II: Propostas de inserção curricular em Casimiro de Abreu/RJ”.

O evento contou com uma apresentação dos alunos do Coral Infantil da Escola de Música Elizeu Tinoco Miranda, acompanhados pela professora Lene Vervical no teclado.

Alunos do CECOJ e também da Turma de Correção de Fluxo da Secretaria Municipal de Educação, acompanhados pelo professor e dinamizador Reinaldo Pimentel, participaram do evento.

Quer saber mais sobre a história da cidade de Casimiro e região? Leia os livros:

Todos cantam sua terra, Casimiro de Abreu 150 anos. Autor: Arnaldo Linhares.
Barra de São João e Casimiro de Abreu Notícias Históricas da Terra do Poeta. Autor: Ricardo Martins de Aguiar.
Crônicas da terra do poeta. Coletânea dos textos participantes do I Concurso de Crônicas de Casimiro de Abreu. Fundação Cultural e Prefeitura de Casimiro de Abreu.
Casimiro Fatos e estórias. Autor: José Monteiro.
Pérola entre o rio e o mar: História de Rio das Ostras. Autora: Maria d’Almeida Lima.

ComVocêePorVocêSempre #CulturaCasimiro