• Divulgação

Esporte como inclusão social: Escolinhas de Skate atendem crianças e adolescentes

A Escolinha de Skate é uma das modalidades gratuitas oferecidas pela Secretaria de Esporte e Lazer que estão fazendo sucesso entre a garotada. Aberta em março deste ano, atende cerca de 90 crianças e adolescentes. As aulas acontecem em Barra de São João e em Casimiro de Abreu.

A participação é aberta para meninos e meninas de 6 a 17 anos. Os skates e os equipamentos de segurança, como munhequeira, joelheira, cotoveleira e capacete são oferecidos pela Prefeitura, porém, de acordo com o coordenador do projeto, Leyr Junior da Silva, quem já possui os equipamentos e desejar pode levá-los para as aulas.

“A ideia era atender um número menor de alunos, mas a procura foi tanta que dividimos o período das aulas e, assim, conseguimos atender o dobro de crianças. A proposta do nosso trabalho, assim como os demais projetos esportivos da Prefeitura, é sempre explorar o esporte como instrumento para inclusão social. O resultado tem sido muito positivo”, diz satisfeito o coordenador e também instrutor Leyr de Souza.

Para participar é necessário fazer a inscrição na Secretaria de Esportes, localizada na rua Padre Anchieta, nº 369, no Centro, em Casimiro de Abreu; e em Barra de São João, na Subsecretaria, que fica no Centro Administrativo Célio Sarzedas, na Rodovia Amaral Peixoto, s/n, Vila Campo Alegre.

Os documentos necessários para a inscrição são: atestado médico, 2 fotos 3 x 4, RG ou certidão de nascimento do aluno, RG do responsável, CPF do aluno e do responsável, declaração escolar e comprovante de residência.

Em Casimiro, as aulas acontecem todas as segundas e quartas, em dois turnos: manhã (9h às 10h30) e a tarde (17h30 às 19h30), na Praça Darcy Azeredo, conhecida como a Praça do Skate. Já no distrito de Barra de São João, as aulas são realizadas na Praça Santa Irene, sempre às quartas e sextas, das 18h às 20h30.