• Saúde

Espaço Mente Saudável busca divulgar e ampliar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

A pandemia de Covid-19 tem provocado nas pessoas sensações novas, e às vezes indesejáveis. O medo do desconhecido, a preocupação com quem se ama, além de todos os sentimentos que surgem e as adaptações tão necessárias na nova rotina gerada pelo isolamento social. Tudo isso, pode comprometer a nossa saúde, exigindo um cuidado maior com o corpo e a mente.

Pensando nisso, a equipe do Espaço Mente Saudável, por meio do Núcleo de Práticas Integrativas (NUPICS), formado por funcionários e voluntários, deu início a um trabalho junto aos profissionais que atuam nos postos de saúde, farmácia popular e policlínica municipal de Barra de São João. A proposta é divulgar para os profissionais da rede e depois ampliar aos usuários as práticas que têm alto potencial de proporcionar melhorias na saúde, relaxamento e bem estar geral: as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Na última sexta-feira, os profissionais da Policlínica Ivanir de Freitas tiveram a oportunidade de conhecer e participar das terapias. Os voluntários Rosi França, Juliana Fontes e Krivan França, junto com o terapeuta do Espaço Mente Saudável Nilton Sinésio proporcionaram uma tarde de reequilíbrio energético e bem estar com as práticas reiki, alinhamento energético, constelação familiar, massagem bioenergética, meditação e a terapia do cone hindu.

De acordo com Nilton, as PICS priorizam a qualidade de vida e são utilizadas tanto para auxiliar no tratamento de doenças, especialmente doenças crônicas, bem como atuam na prevenção de doenças, promoção e manutenção da saúde, e se alinham com as diretrizes de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, as terapias alternativas foram institucionalizadas no SUS com o nome de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Algumas PICS são milenares e utilizadas como recursos terapêuticos em muitos sistemas públicos e privados de saúde. “As PICS são terapias integradas e complementares aos tratamentos tradicionais que dão resultados surpreendentes. Elas promovem uma nova cultura de cuidado, fortalecendo o vínculo terapeuta-paciente, o empoderamento do indivíduo e seu protagonismo no processo de cura, possuindo grande potencial desmedicalizador”, ressaltou o terapeuta.

Conheça um pouco das práticas oferecidas no Espaço Mente Saudável de Barra de São João

Alinhamento energético – A característica principal deste trabalho é a utilização da sensitividade, que acessa diretamente no inconsciente do cliente os registros, memórias e conteúdos dolorosos e limitadores que formam os seus sistemas de crenças e padrões, e que aparecem no corpo/mente na forma de desequilíbrios físicos, psicoemocionais e/ou sociais, impedindo que a vida da pessoa flua com plenitude, harmonia e prosperidade, de acordo com seu potencial, desejo e merecimento.
O Alinhamento Energético tem a capacidade de acessar de forma eficiente os conteúdos sabotadores que povoam nosso inconsciente, em função dos eventos dolorosos e traumáticos que ocorreram ao longo das nossas vidas, acelerando e otimizando os processos de cura e rearmonização.

Constelação familiar – A constelação familiar é um tipo de terapia psicológica que tem como objetivo facilitar a cura de transtornos mentais, especialmente aqueles que podem estar sendo estimulados pela dinâmica e as relações familiares, através da identificação de fatores de estresse e seu tratamento. As sessões podem ajudar a resolver problemas de origem familiar, dificuldades de relacionamento entre pais e filhos, assim como desafios nas relações íntimas e na vida profissional.

Massagem bioenergética – O objetivo desta técnica é manipular os músculos, assim como também os tecidos de pele e articulações, para se obter o deslizamento, pressão e também vibração, provocando o bem estar físico e mental da pessoa que recebe a massagem. Entre os inúmeros benefícios da massagem bioenergética é a melhora nos sistema muscular, circulatório e nervoso, além de dar resultados positivos em tratamento contra ansiedade e depressão.

Meditação – A meditação é uma técnica que desenvolve habilidades como a concentração, tranquilidade e o foco no presente. Trata-se de uma prática ancestral, com raízes na sociedade oriental. Além do alívio temporário de sentimentos prejudiciais, como estresse e ansiedade, a meditação transforma a maneira da pessoa interagir com o mundo, trazendo à tona o melhor de sua personalidade.

Reiki – O Reiki é uma técnica japonesa de relaxamento do corpo e da mente que, segundo seus adeptos, também promove a cura. Baseia-se na ideia de que uma “energia da força vital” não conhecida que flui através de nós. Desta forma, os adeptos do Reiki consideram que a energia vital pode ser canalizada através da imposição de mãos realizada sobre determinada pessoa.

O reiki é uma terapia holística que tem por objetivo proporcionar bem-estar, aliviar sintomas do stress, dores crônicas, favorecer a cura de doenças e também propor uma nova filosofia de vida. Esta terapia tem sido cada vez mais procurada pelas pessoas que buscam por um legítimo processo de autoconhecimento e conexão com sua essência interior.

Terapia do cone hindu – Trata-se de uma técnica popular passada de geração a geração. O Cone Hindu é uma terapia que tem como principal objetivo a limpeza do campo áurico, desobstrução do ouvido, nariz e garganta. Essa terapia traz uma série de benefícios, como remoção de cerume excessivo, melhora da audição, alivia dor de garganta, controle vertigem e labirintite, ativa a circulação sanguínea e linfática na região, desobstrui o ouvido, sinus nasais e garganta, além de fortalecer o sistema imunológico.