• Saúde

ESF Nestor Ponciano abre sábados e domingos para curativos

Fim de semana chegando. Muita coisa pode acontecer, inclusive pequenos acidentes que requerem curativos imediatos. Esses serviços estão disponíveis aos sábados e domingos no ESF Nestor Ponciano (ao lado da delegacia), em Casimiro de Abreu. O posto serve como um desafogo para o Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes.

“É realizado todo o tipo de curativo, lembrando que o hospital é um ambiente que circula muitos tipos de bactérias, então o posto de saúde é melhor indicado para esse tipo de procedimento”, informa Alex Peixoto, coordenador do Núcleo de Atenção Básica do Município, acrescentando que tais serviços poderão ser estendidos para Barra de São João.

Segundo Alex, ferimentos que não precisam ser fechados ou que ficam expostos como feridas cirúrgicas, pequenos cortes, suturas, ferimentos provocados por escoriações, tudo isso pode ser realizado em um ESF do Município, de segunda a sexta, das 8 às 16h..

Um dos mais delicados é o pé diabético. Este ferimento pode ocorrer nos pés de pessoas com diabetes não controlada. Infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns, provocando o surgimento de feridas que não cicatrizam e infecções nos pés.

O ESF Nestor Ponciano abre aos sábados e domingos de 8h ao meio-dia.