Escolas municipais recebem prêmio por desempenho no processo de alfabetização na idade certa

Duas escolas da rede pública de Casimiro de Abreu foram reconhecidas, no último sábado (1/04), pelo Instituto João e Maria Backheuser (IJMB). As unidades, Escola Municipal Renata Tavares Bastos e Escola Municipalizada Moysés Silveira, se destacaram pelo comprometimento com a alfabetização na idade certa.

Essa é a premissa do Prêmio João e Maria de Educação, que chegou à sua 2a edição neste ano. O evento reuniu cerca de 120 pessoas, no Museu do Amanhã. Estiveram presentes educadores das 12 escolas finalistas e representantes das secretarias de Educação de cada cidade.

“Em 2022, os desafios pós pandemia foram enormes, mas conseguimos resultados excepcionais: dobramos o número de crianças no nível adequado nas redes apoiadas. É preciso reconhecer esses profissionais que conseguem todos os dias, com muito esforço, transformar um pouco da realidade da sua comunidade através da educação. Juntos, vamos ajudar a alfabetizar cada vez mais crianças no estado do Rio de Janeiro”, disse Anna Backheuser, presidente do conselho do Instituto João e Maria Backheuser (IJMB).

Além de consagrar os esforços das quatro escolas vencedoras, o prêmio representou um momento de valorização da escola pública e de reconhecimento da educação como agente de transformação social.

“O Instituto acredita na transformação da sociedade por meio da educação. O Rio de Janeiro é o 2o maior PIB do país, mas sempre tem os seus indicadores educacionais abaixo da média nacional. O terceiro setor precisa unir esforços com o governo por um mesmo objetivo”, endossou a diretora do Instituto, Teca Pontual.

O apoio recebido foi muito celebrado pelas escolas participantes e ressaltado pela representante de uma das vencedoras, na categoria infantil, a Escola Municipal Renata Tavares Bastos.

“Estamos muito felizes e contentes por recebermos esse prêmio. Eu lembro do apoio que recebemos em todos os momentos e como fez diferença”, concluiu Fábia Cruz Ferreira, emocionada.

Todas as escolas participantes são parceiras do IJMB e passaram pelo projeto Letras do Saber, que apoia as secretarias municipais de Educação no processo de alfabetização na idade certa. Com a premiação, o instituto espera estimular a adoção das melhores práticas pedagógicas nas escolas a partir da formação de todos os envolvidos no processo educacional.