Escolas municipais recebem novos livros didáticos do Projeto Aprova Brasil

A Prefeitura de Casimiro de Abreu iniciou na última sexta-feira (24) a entrega dos livros didáticos do projeto Aprova Brasil, voltado aos alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino. Os novos livros auxiliarão os professores na condução das aulas, tornando-as mais atraentes e fazendo com que o aluno adote uma postura mais participativa, de forma a melhorar o desempenho dos estudantes.

Os livros, da Editora Moderna, englobam as matérias de português e matemática. Além do material impresso, os alunos terão acesso à plataforma digital, através do aplicativo Aprova Brasil, que oferecerá, nos anos iniciais, atividades lúdicas digitais bem como atividades complementares para reforço das habilidades ofertadas em sala de aula. Os professores também terão acesso à plataforma para acompanhamento da evolução da aprendizagem que será monitorada, através de simulados aplicados periodicamente, de acordo com a conclusão das etapas previstas no projeto.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Gracenir de Oliveira, a iniciativa busca melhorar a qualidade do ensino ministrado na rede municipal de ensino. “Esse material servirá de subsídio aos professores, e as atividades propostas neles buscam o desenvolvimento de competências leitoras e matemáticas, logo a melhoria dos resultados nas avaliações externas na área da educação da rede municipal”, explicou a secretária.

A previsão é que o material já comece a ser utilizado nas escolas a partir de outubro. “O objetivo é melhorar ainda mais a avaliação do desempenho escolar da cidade, sendo não só uma preparação para os alunos, como também um reforço curricular, já que com a pandemia, as aulas foram realizadas por meio de atividades remotas.

Aplicativo

O aplicativo Aprova Brasil fornece ao gestor público, às escolas e aos professores uma visão geral do aprendizado dos estudantes no que diz respeito à competência de leitura e matemática. É possível averiguar resultados de simulados para o acompanhamento da evolução dos alunos. A plataforma também fornece a correção automática dos simulados, além de relatórios e gráficos com resultados gerais das aplicações, apresentando a distribuição dos alunos por níveis de acerto; evolução de resultados por simulado; e resultados por escola, turma ou alunos. Vale ressaltar que o aplicativo tem navegação gratuita, ou seja, não consumirá o plano de dados dos usuários.