Para garantir a segurança da população e evitar possíveis acidentes com a queda de troncos e galhos, as Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, a Defesa Civil e as Guardas Municipal e Ambiental realizaram uma operação conjunta para acompanhar a poda e verificar a situação de uma árvore centenária localizada na Área de Preservação Permanente do Rio São João, na Beira-Rio de Barra de São João.
A vistoria que verificou a situação de indivíduo arbóreo do gênero Ficus, vulgarmente conhecido como Figueira mata pau, constatou a morte da maior parte da árvore, sendo necessária a sua remoção.
O estado fitossanitário da árvore foi avaliado pelos técnicos da secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, que puderam observar que 80% de sua estrutura está morta e o restante em fase final de atividade metabólica, já em estágio avançado de senescência celular (velhice natural).
A operação teve início com a realização da poda de um galho que já havia caído, sendo realizada a remoção e a limpeza do local, que foi isolado por medida de segurança.
Durante a vistoria também foi observada uma abundância de epífitas, plantas que se desenvolvem em outros organismos sem lhes causar prejuízo algum, como bromélias, orquídeas e outras suculentas que se fixaram nos galhos do Ficus, sendo indicada a transposição dessas plantas.
O relatório de vistoria ainda indica o aproveitamento das toras e troncos que serão geradas em ornamentações e artesanatos.