Equipe do CREAS participa de Fórum da Pessoa em Situação de Rua

Casimiro de Abreu marcou presença no 1º Fórum da Pessoa em Situação de Rua, realizado na tarde de ontem (18), em Rio das Ostras. O município foi representado pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O objetivo do evento foi mobilizar a população e trabalhadores do serviço público para refletir sobre as demandas da população em situação de rua, a construção do planejamento de novas ações e melhorias nos atendimentos.

O Fórum trouxe em sua programação a palestrante Maralice dos Santos, ex-mulher em situação de rua, conselheira estadual do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS-RJ, conselheira nacional do Centro de Inclusão e Aperfeiçoamento Profissional – CIAMP-RUA, coordenadora nacional do Movimento Nacional de População em Situação de Rua e integrante do Comitê de Saúde da população Negra e Assistente social.

A Política Nacional para a População em Situação de Rua, instituída pelo Decreto nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009, define população de rua como o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória”.

Estiveram presentes no evento, a coordenadora do CREAS, Emmanuelle Camargo, a assistente social, Magna Regina, a advogada Paula Campos e a orientadora social, Verônica Chaves.