Casimiro de Abreu marcou presença no 1º Fórum da Pessoa em Situação de Rua, realizado na tarde de ontem (18), em Rio das Ostras. O município foi representado pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O objetivo do evento foi mobilizar a população e trabalhadores do serviço público para refletir sobre as demandas da população em situação de rua, a construção do planejamento de novas ações e melhorias nos atendimentos.
O Fórum trouxe em sua programação a palestrante Maralice dos Santos, ex-mulher em situação de rua, conselheira estadual do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS-RJ, conselheira nacional do Centro de Inclusão e Aperfeiçoamento Profissional – CIAMP-RUA, coordenadora nacional do Movimento Nacional de População em Situação de Rua e integrante do Comitê de Saúde da população Negra e Assistente social.
A Política Nacional para a População em Situação de Rua, instituída pelo Decreto nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009, define população de rua como “o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória”.
Estiveram presentes no evento, a coordenadora do CREAS, Emmanuelle Camargo, a assistente social, Magna Regina, a advogada Paula Campos e a orientadora social, Verônica Chaves.