• Ordem Pública

Encontro de Guardas Municipais Femininas do Rio de Janeiro reúne cerca de 250 agentes em Barra de São João

Com o tema “Mente Renovada, Mulher Empoderada”, Casimiro de Abreu foi sede do 4º Encontro de Guardas Municipais Femininas do Rio de Janeiro. Com a participação de 35 municípios presentes e cerca de 250 agentes, o evento foi realizado nesta sexta-feira (10), na Primeira Igreja Batista de Barra de São João.

O objetivo foi fortalecer e proporcionar a integração entre as instituições, além de promover a troca de experiências, tratando de temas importantes sobre a valorização e a participação feminina na segurança pública. O evento teve início em 2018, na Bahia e desde então se tornou uma referência para outros Estados. No Rio, o 1º foi em Niterói, também em 2018; seguido pela capital, em 2019. Já o 3º aconteceu em Araruama, em 2020.

A primeira dama, Ciléia Ximenes Gidalte, compareceu na cerimônia de abertura representando o prefeito Ramon Gidalte. Também marcaram presenças o deputado federal Jones Moura (PSD), os vereadores Wellington Santos e Fátima Canejo Francisco, além do secretário de Ordem Pública e Defesa Civil, Wellington Lima.

“É uma honra muito grande poder estar presente neste evento e acompanhar as mulheres sendo representadas atuando na Guarda Municipal em diferentes municípios e estados. A mulher fazer parte da segurança pública é um peso enorme e mostra que nós mulheres podemos frequentar qualquer lugar na sociedade”, disse Ciléia Gidalte.

Segundo o IBGE, em 2019, 21,3% dos municípios brasileiros informaram a existência de guarda municipal, sendo seu efetivo predominante masculino, com total aproximado de 84,4% de representatividade, enquanto que o efetivo feminino apresenta um total aproximado de 15,6% entre as corporações brasileiras.

Apesar do baixo percentual no feminino, o empoderamento tem sido sua forma de resistência e enfrentamento frente às questões vivenciadas pelas mulheres em seu cotidiano, o que fortalece os vínculos e reforça comportamentos em prol da sororidade. É nesse contexto que surgiu o encontro das guardas municipais femininas, tornando-se o evento de maior abrangência, em representatividade às mulheres atuantes na segurança pública de todo o País.

“Este momento é muito importante para troca de experiência, conhecimento e fortalecimento desse vínculo entre as mulheres. A presença da mulher na Segurança Pública a cada dia tem sido muito importante. Isso tem que ser multiplicado”, contou Wellington Lima.