Encerramento dos Jogos Estudantis rende homenagens e premiações

A festa de encerramento e premiação dos Jogos Estudantis do Poeta (JEPO) foi realizada na última segunda-feira, 12, no Ciep Municipalizado José Bicudo Jardim. A cerimônia contou com entrega de medalhas, troféus e placas para as escolas e alunos vencedores. A edição contou com a participação de nove escolas, das redes municipal, estadual e particular. O prefeito Ramon Gidalte prestigiou o evento.

Promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, as competições tiveram a participação de centenas de alunos, com disputas em diversas modalidades esportivas. O Ciep Municipalizado Ludevis Teixeira Bastos, de Barra de São João, foi o grande campeão do JEPO. A segunda colocação ficou com o Ciep Municipalizado José Bicudo Jardim. O Colégio Municipal Indaiaçu terminou na terceira colocação geral.

Durante a cerimônia de encerramento, o prefeito Ramon Gidalte parabenizou todos os envolvidos neste projeto, pelo profissionalismo durante as competições, a dedicação e o respeito às equipes adversárias. “Foi um sucesso essa retomada dos Jogos Estudantis. Fica aqui a minha enorme gratidão a Secretaria de Educação, às instituições que cederam seus espaços para a realização do evento, professores e diretores. Enalteço, principalmente, as meninas e meninos que são os grandes atores e protagonistas, jogando, se divertindo e convivendo durante esses dias”, disse Ramon, que acrescentou:

“É muito gratificante ver o entusiasmo de todos na realização desta edição dos Jogos Estudantis, por isso continuaremos dando o suporte necessário para que mais escolas e mais estudantes estejam envolvidos nas próximas edições do JEPO”.

A secretária de Educação, Gracenir Oliveira, explicou que o objetivo dos jogos estudantis é fomentar a prática do esporte nas instituições de ensino, contribuir para com o desenvolvimento integral dos estudantes, estimular o exercício da cidadania através do esporte, além de identificar novos talentos e desenvolver o intercâmbio sociocultural. “Acho importante incentivarmos cada vez mais o gosto pelo esporte, enfatizando a superação dos próprios limites, a persistência e o trabalho em equipe, pois o esporte também ajuda no processo educacional, na autoestima e na qualidade que esses jovens levarão para todos os momentos de suas vidas”, disse a secretária.

Todas as modalidades coletivas (voleibol, futsal, basquete e handebol) e individuais (atletismo) foram premiadas com medalhas e troféu. O patrono dos Jogos, o ex-jogador Eli Tiburço, e o estudante Miguel Proença, vencedor do concurso para criação da logo da edição 2022 do JEPO, também foram homenageados.

O coordenador do JEPO, o professor Amarildo Berbet, enfatizou a importância do esporte para o desenvolvimento dos jovens. “Hoje é um dia de festa para todos que participaram dos jogos. Foi um grande desafio promover a competição após um longo período de paralisação. Agradeço à comissão organizadora dos jogos, à equipe da SEMED, aos diretores das escolas participantes que se empenharam para que tudo desse certo”, encerrou.