• Turismo

Emoção marca a missa em Comemoração aos 400 anos de Barra de São João

A missa em comemoração pelos 400 anos da Capela São João Batista e da fundação de Barra de São João, neste domingo, dia 10, foi marcada por emoção e pelo resgate da história e da cultura da nossa cidade, fundada em 1619, quando padres jesuítas ergueram uma capela em homenagem a São João Batista, na foz do Rio São João, marcando o início do nosso povoado.

Ao lado de sua esposa,Élida Passos, o prefeito Paulo Dames acompanhou toda a missa. Ele ressaltou a importância histórica da capela e o compromisso em realizar a reforma do imóvel. “Essa igreja é motivo de orgulho para todos nós moradores. Em

1619, padres jesuítas construíram essa igreja. Em 2019, vamos reformar mais uma vez e entregar esse patrimônio de volta à população de Barra de São João”, falou o prefeito.

Reforma – A capela São João Batista e o cemitério integram um importante ponto turístico do município por fazerem parte de uma das mais belas paisagens, no encontro do Rio São João com o mar. Tombada pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), a Capela está há cerca de 12 anos fechada. A necessidade de reforma mobilizou o governo municipal, que vem se reunindo com o Inepac e adequando o projeto de reforma às exigências do Instituto.

A reforma prevê recuperação na estrutura, pintura, iluminação cênica externa e interna, novos assoalho, forro e telhado. O cemitério ao lado também receberá melhorias.

Também participaram da cerimônia religiosa o ex-prefeito Nassin Pereira Gonçalves, o Vereador Alex Neves e equipe de Governo.