Educação socioemocional é tema de capacitação do Programa Acelera Casimiro

Professores que farão parte do Programa Acelera Casimiro – Correção de Fluxo participaram, na manhã de hoje (11), de uma capacitação sobre educação socioemocional. O objetivo é munir os professores de ferramentas para que eles possam formar alunos emocionalmente saudáveis e enfrentar os desafios que virão com a nova metodologia de ensino. Vale lembrar o programa tem como finalidade acelerar o processo de aprendizagem dos alunos que estão estudando fora da sua faixa etária.

Ao abordar o tema, o palestrante Rafael Alves trabalhou com uma abordagem motivacional, mostrando aos professores como resolver situações que acontecem no cotidiano escolar de forma simples, utilizando metodologias que facilitem seu trabalho. “Sempre priorizamos a capacitação e formação continuada de nossos educadores, pois é desta maneira que conseguiremos levar as novidades e prestar um serviço sempre melhor na sala de aula”, destacou a secretária de Educação, Gracenir Oliveira.

Durante a palestra também foram demonstradas técnicas para aumentar a produtividade, realização de metas e objetivos, fortalecimento da capacidade de liderança, autoconfiança, otimismo, maior capacidade de realização e equilíbrio em todas as áreas da vida. “No Programa de Correção de Fluxo trabalhamos, na maioria das vezes, com alunos emocionalmente fragilizados. Por isso, os professores também precisam passar por essa capacitação socioemocional para aprender a lidar com essas questões. Esse é um trabalho que será contínuo, visando sempre levar o melhor para os nossos alunos”, afirmou a coordenadora do Programa, Gracilene Oliveira.

O prefeito Ramon Gidalte participou do início da atividade e falou da importância do empenho dos professores no novo programa. “Precisamos olhar com carinho para essas crianças. A educação foi uma das áreas mais afetadas com a pandemia, o ensino acabou sendo bastante prejudicado com o ensino remoto. Mas estou confiante que esse cenário vai mudar. Estamos fazendo investimentos importantes na Educação, avançamos bastante em várias áreas, e agora, mais do que nunca, precisamos da dedicação de vocês”, disse o prefeito.

Atualmente, o município possui, somente do 1º ao 6º ano, cerca de 500 alunos com distorção de idade e série. O programa será implantado a partir de abril. ““A intenção desse programa é regular o fluxo escolar desses estudantes para que possam retomar e prosseguir com seus estudos de acordo com sua faixa etária, evitando assim a evasão escolar além de ajudar a superar traumas decorrentes de sucessivos fracassos vivenciados pelos estudantes.  Por isso, além das iniciativas que trabalham competências socioemocionais entre estudantes, incentivando que reflitam, discutam e externalizem suas emoções, também é necessário implementar ações semelhantes que cuidem da saúde mental dos professores”, encerrou Gracenir.