• Divulgação

Educação promove momento de reflexão sobre a Base Nacional Comum Curricular

A Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu iniciou um momento de reflexão e apresentação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Rede Municipal de Ensino. O documento de caráter normativo, que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais para as alunos desenvolverem ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, será implantado este ano no município. O encontro com profissionais da Educação aconteceu na sede do município, no CIEP Brizolão 459 José Bicudo Jardim, e no CIEP Brizolão 406 Ludevis Teixeira Bastos, em Barra de São João, nesta quarta-feira, dia 04. O prefeito Paulo Dames ressaltou a importância das escolas acompanharem as mudanças na educação ao longo dos anos e continuar avançando no ensino, com a implantação da Base Nacional Comum Curricular.

A apresentação contou com a participação da Diretora de Desenvolvimento Educacional da Comunidade Educativa – CEDAC, cuja missão é apoiar os profissionais da educação no desenvolvimento de conhecimentos e práticas para educação pública. A palestrante Roberta Panico apresentou, em linhas gerais, o documento.
Também participou a Diretora Executiva do Instituto João e Maria Backeheuser, a senhora Anna Backeheuser, que apoia a Rede Municipal numa parceria que já acontece há mais de 10 anos, atualmente com o projeto TransFormar.
As diretoras do projeto, educadoras e integrantes da CEDAC, Patrícia Diaz e Marília Novaes, apresentaram os resultados positivos do projeto no município. O TransFormar promove a formação continuada de educadores visando ao aprimoramento da gestão do sistema educacional e a atuação dos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A Secretária de Educação, Nicia Araújo, explicou que este encontro foi o primeiro passo para iniciarmos as discussões sobre a BNCC no município. “O nosso próximo passo será levar a discussão para o Conselho Municipal de Educação e cada unidade escolar para que todos possam contribuir na elaboração da proposta curricular, respeitando a especificidade de cada localidade onde está inserida”, disse a professora Nicia.
O convite para o encontro também foi estendido a todas as unidades escolares estaduais e particulares de Casimiro de Abreu.
O vice-prefeito, Kinha, o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Jardim, e o vereador Alex Neves também participaram do evento.