Educação inicia Jornada Pedagógica do ano letivo 2022

A Secretaria de Educação de Casimiro de Abreu iniciou nesta quarta-feira (02) a Jornada Pedagógica para o ano letivo 2022. Hoje e amanhã, diretores, professores orientadores e professores regentes discutem metas e planejam as atividades escolares considerando as necessidades de cada unidade. A cerimônia de abertura aconteceu nesta manhã no Ciep Municipalizado José Bicudo Jardim e contou com a participação do prefeito Ramon Gildate.

Na abertura dos trabalhos desta manhã, a secretária Gracenir Oliveira deu as boas-vindas aos professores, ressaltando a importância da capacitação, que vai permitir à equipe atuar da melhor forma possível, conforme preconiza a educação. “Temos trabalhado de maneira ininterrupta para que a educação do nosso município seja cada dia melhor e tenha mais qualidade. A jornada pedagógica é um dos instrumentos que possibilita que alcancemos nosso objetivo. Traçar as metas e planejar as ações para o ano letivo é de grande importância, pois assegura que nossos professores e gestores façam um excelente trabalho durante todo ano letivo”, disse Gracenir.

A secretária também falou sobre os desafios superados durante o ano passado e as expectativas para 2022. “O ano de 2021 foi de muitos desafios para a rede municipal. Com os alunos em ensino remoto, a Secretaria Municipal de Educação precisou definir planos e metas de alcance aos estudantes para garantir a qualidade de ensino e o aprendizado. E para 2022, ano que voltamos com 100% das aulas presenciais, estamos nos preparando para receber nossos alunos com toda segurança e construir um novo tempo na educação de Casimiro”, afirmou.

Na ocasião, Gracenir fez questão de anunciar alguns projetos que serão implantados a partir deste ano nas escolas municipais. “O Aprova Brasil, que implantamos no segundo semestre do ano passado, teve um papel fundamental no planejamento das ações deste ano e continuará nos auxiliando durante 2022. Nosso PCCV já está pronto e, muito em breve, será aprovado com importantes ganhos para os profissionais da educação. Nesse mês receberemos a última remessa dos tablets que adquirimos para nossos alunos e professores. Vamos implementar também a educação física nos anos iniciais e o projeto Cidade da Gente, um livro interativo contando a história do município. Enfim, temos muita novidade para 2022”, revelou Gracenir.

Emocionado, o prefeito Ramon Gidalte agradeceu o empenho dos profissionais da educação durante o período de pandemia. “2021 foi um ano de incertezas, de muitos desafios e não posso deixar de agradecer o empenho de vocês para levar o melhor para os nossos alunos. Esse ano marca um recomeço. A educação foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia, temos um longo caminho para minimizar os impactos causados pelo ensino remoto. Vocês são peças fundamentais nessa reconstrução. A educação é uma grande missão, desafiadora e importante”, disse o prefeito.

Ramon citou ainda os investimentos que a atual gestão vem realizando na área educacional. “Gracenir já comentou sobre a aquisição dos tablets, que serão distribuídos para todos os alunos da rede municipal. Em outubro, concedemos um abono de R$ 1.500 para os profissionais do magistério, vamos construir uma escola em Vila Verde, uma creche ao lado do Abel, além da reforma das unidades escolares. Ontem publicamos o edital do concurso público da educação e, em breve, vamos dar continuidade ao PCCV, um compromisso da minha gestão”, encerrou o prefeito.

A programação seguiu com palestra ministrada pelo pastor Rafael Antunes, da Primeira Igreja Batista, sobre encorajamento. Na parte da tarde, foi a vez dos profissionais que atuam em Barra de São João participarem da Jornada. O evento foi realizado no Ciep  Municipalizado Ludevis Teixeira Bastos.