• Ordem Pública

Educação e trânsito: Concurso de Paródias promete esquentar as escolas municipais

Um concurso de paródias promete ativar ainda mais a criatividade dos adolescentes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Casimiro de Abreu. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil, lançou o Concurso de Paródias com o tema “Trânsito de boa é trânsito seguro”. O objetivo é trabalhar com os alunos de forma lúdica o respeito às leis de trânsito e conscientizá-los de que a responsabilidade é de todos: pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

A inscrição pode ser realizada na Secretaria de cada escola participante e vai até o dia 05 de setembro. A premiação será no dia 25 do mesmo mês, em comemoração a Semana Nacional de Trânsito.

Participam do concurso apenas as escolas da Rede Municipal que oferecem o 2º segmento, ou seja, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. São elas: Ciep Brizolão 459 Municipalizado José Bicudo Jardim e a Escola Municipalizada Mataruna, em Casimiro de Abreu; Escola Municipal Santa Luzia, em Professor Souza; Escola Municipal Christiane S. S. de Carvalho, em Rio Dourado; e em Barra de São João, o Ciep Brizolão 406 Municipal Ludevis Teixeira Bastos.

O alunos poderão concorrer nas categorias individual ou em grupo de até 10 participantes.

PREMIAÇÕES

Na categoria Individual, a premiação será: 1º lugar – uma bicicleta e a gravação da paródia em estúdio; 2º lugar – uma caixa de som portátil; e 3º lugar – um fone de ouvido. Para a categoria Grupo será: 1º lugar – gravação de um vídeo clipe da paródia; 2º lugar –  rafting no rio Macaé, na região serrana casimirense; 3º lugar – uma expedição a cavalo.

Além do tema principal “Trânsito de boa é trânsito seguro”, a letra da paródia deverá abordar um dos subitens a seguir: Direção e álcool; Respeito às vagas especiais; Respeito a sinalização; Condução consciente: uso do cinto de segurança, uso de capacetes; Celular e trânsito; Transporte de crianças: dispositivo de retenção infantil; Respeito ao pedestre e ciclista; Direitos e deveres no trânsito; Ética, cooperação, solidariedade e respeito no trânsito; Saúde e trânsito; Turismo e trânsito; Violência e trânsito; Meio ambiente e trânsito.

“A paródia deverá ter como base uma música brasileira existente e os alunos poderão ter a ajuda de um professor orientador em sua criação. O importante é que a letra contenha um dos subitens mencionados, apresentando a sequência do problema proposto e as possíveis soluções”, explicou a chefe de Divisão de Educação para o Trânsito, Ariana Barbosa.

Além da Secretaria de Ordem Pública, o projeto conta com a parceria da Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo e Eventos, como também da Fundação Cultural Casimiro de Abreu.

Outras informações sobre o concurso podem ser obtidas na Secretaria da escola ou no edital que pode ser consultado no site da Prefeitura, link https://casimirodeabreu.rj.gov.br/wp-content/uploads/2018/08/cparodia-1.pdf