Educação de Casimiro de Abreu é destaque no Ranking IMAPI

A qualidade de vida na faixa etária de 0 a 6 anos contribui para um ambiente familiar seguro e resulta em melhores resultados para as próximas gerações. Com este objetivo, Casimiro de Abreu vem investindo em Educação e se destacando entre os municípios do Estado quando o assunto é a Primeira Infância.

Os dados são do Índice Município Amigo da Primeira Infância (IMAPI) que avaliou o desempenho de 5. 570 municípios em todo o País. No Estado, a Terra do Poeta ocupa o 9º lugar, à frente da Capital (12 º), Niterói (37º), Campos dos Goytacazes (71º), dentre outros 92 municípios do estado.

Casimiro de Abreu foi avaliado positivamente em indicadores como Saúde, Cuidado Responsivo, Aprendizagem Inicial e Segurança e Proteção. Em quase todos supera, por exemplo, municípios de grande porte com muito mais recursos e maior poder de arrecadação como o Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias, Campos e Volta Redonda.

Quando o indicador é Saúde, Casimiro é o 11º no ranking estadual do Imapi. Rio e Niterói amargam a 53ª e 58ª colocações. Em relação à Região dos Lagos, só perdemos para Iguaba Grande, 8º lugar e ficamos muito à frente de Cabo Frio (56º), Araruama (74º), Búzios (60º), só para citar alguns.

No indicador Aprendizagem Inicial , a Terra do Poeta foi avaliada com Alto Desempenho (15º), estando à frente de Campos (37º), Rio das Ostras (28º), Saquarema (59º), entre outros municípios de maior arrecadação.

Casimiro de Abreu também se destaca no indicador Cuidado Responsivo: 19º no ranking estadual, muito à frente da Capital (69º), Niterói (88º), e Campos (45º), por exemplo.

No quesito Segurança e Proteção, mais um banho da nossa Educação. Somos o 6º no ranking estadual, à frente de todos os municípios das regiões metropolitana, dos lagos e da maioria das outras regiões.

“No próximo resultado, nossa pontuação vai aumentar ainda mais devido às novas matrículas realizadas com a abertura de um novo Centro de Educação Infantil em Palmital; abertura de sala de leitura; aquisição de materiais pedagógicos, como parques, brinquedos, manutenção de infraestrutura, banheiros adaptados.

Considerando a relação, aluno X profissional, conseguimos possibilitar que todas as crianças recebam atenção necessária nas ações voltadas para o cuidar e o educar”, disse Luciana Campos, coordenadora municipal de Educação Infantil, ratificada pela secretária municipal de Educação, Gracenir de Oliveira.

Uma outra conquista desta gestão foi garantir mais um agente de creche nas turmas da creche III, onde ofertamos atendimento em oferta integral”, disse Gracenir Oliveira, secretária municipal de Educação.