Educação comemora Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

E se fosse você a pessoa que precisasse estudar, mas devida a dificuldades intelectuais fosse impedido? E se você tivesse autismo, síndrome de down ou qualquer transtorno que o tornasse uma pessoa com deficiência, como se sentiria?

A resposta de tudo isso está em uma série de eventos promovido pela Secretaria Municipal de Educação em suas unidades escolares com a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas, comemorada entre os dias 21 e 28 de agosto. Este ano o tema da Campanha é “Conectar e Somar para construir a Inclusão”.

E veio das crianças da Escola Municipal Pastor Abel de Souza Lyrio, em Barra de São João, nesta sexta-feira (25) apresentações com conscientização promovendo o acolhimento e uma efetiva inclusão. “Esse trabalho é feito com muito carinho e dedicação”, disse Aline Leal, coordenadora municipal da Educação Especial e Inclusiva.

Coordenados pelo diretor Thiago Amparo, pela professora do Atendimento Educacional Especializado, Adriana Reis, e por professoras, os discentes homenagearam na quadra da escola seus colegas com deficiências, com jograis, músicas cantadas na língua de sinais (Libras), e declamação de poesias, exortando a amizade, a compreensão, a superação, a empatia, a gratidão, o combate ao bullying, a igualdade, a escola e as diferenças no ambiente escolar.

A EM Abel de Souza Lyrio possui cerca de 400 alunos, dos quais 22 alunos com deficiência, entre autistas, portadores de síndrome de down, deficiência intelectual, dentre outras deficiências, inclusos nas 17 turmas.

#ComVocêePorVocêSempre