Educação apresenta plano de retomada das aulas presenciais

A Secretaria Municipal de Educação apresentou, nesta semana, aos diretores das escolas municipais, o plano de retomada das aulas presencias na rede municipal de ensino. A intenção foi apresentar aos gestores as medidas que já foram tomadas pelo município visando o retorno das atividades presenciais e as exigências que terão que ser cumpridas até a volta às aulas.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Gracenir Oliveira, o objetivo é validar, de forma conjunta, o retorno com garantia de segurança aos alunos, professores e funcionários, seguindo os protocolos sanitários. “É fundamental construirmos juntos esse plano sob o olhar dos professores, das mães, dos funcionários e de todos que formam a comunidade escolar”, destacou a secretária.

Gracenir reforçou que o Plano é fruto de um esforço coletivo, que envolveu diversas unidades de governo, como as secretarias de Saúde, Assistência Social, Planejamento, Corregedoria, entre outras. Nesse processo, diversas instituições da sociedade civil foram ouvidas, em especial, o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), Ministério Público (MP) e Câmara de Vereadores.

Dentro da parte estrutural, o plano organiza as questões de compra de material, treinamento e formação para as equipes que estarão nas escolas (diretores, professores e demais profissionais), limpeza e sanitização dos espaços, distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), formação das escolas e distribuição de material informativo. Cada etapa segue um cronograma e estabelece a área responsável.

Em princípio, o retorno às aulas presenciais acontecerá de forma gradual. A proposta é que seja respeitada uma limitação de alunos por sala de aula. O uso de máscaras será obrigatório, assim como higienização com sabonete e álcool em gel, regras de distanciamento, horários diferenciados de entrada e saída da unidade e períodos reduzidos de aula.

A diretora do Departamento de Ensino, Ana Angélica Brinco, apresentou o plano e falou da expectativa para a retomada das atividades escolares e dos desafios para 2021. “Todo o planejamento foi criteriosamente estudado para dar segurança aos nossos alunos, suas famílias, professores, funcionários e equipe gestora. Além de termos um compromisso com a Educação, temos com a vida. O retorno presencial e gradual será de forma cautelosa e com muita responsabilidade”, destacou Ana.