• Home
  • Saúde
  • É preciso falar sobre o câncer de mama e sua prevenção

É preciso falar sobre o câncer de mama e sua prevenção

Casada, mãe de dois filhos, 39 anos, Luciana Medeiros é um exemplo vivo de perseverança e superação. Diagnosticada com câncer de mama, em maio de 2020, a funcionária do Hospital Ângela Maria Simões Menezes  personifica o Outubro Rosa em Casimiro de Abreu. Seu depoimento escrito à mão serviu de inspiração para dezenas de funcionárias do hospital presentes à abertura oficial da campanha, na manhã desta quinta-feira, dia 14.

 “Não vou romantizar o câncer. Há dias ruins, mas em todos os dias existe Deus nos fortalecendo. Cabe a cada um a responsabilidade do autocuidado. Esse é o meu caso. Falo do meu ‘diagnóstico’ e ‘tratamento’. Cada caso é único. Faço tratamento oncológico, mas esse momento não me define. Tenho uma história vivida antes e depois do câncer e continuarei vivendo após essa doença. Diagnóstico não define nada. Ele te ajuda a enxergar a vida por outro ângulo, de forma melhor. Deus sim, define tudo”. 

A fala de Luciana foi reforçada pelas autoridades médicas presentes no Hospital. O Secretário Municipal de Saúde, Ronaldo Steele, reforçou o pedido para que as mulheres, sobretudo as que têm 40 anos ou mais, façam os exames de mamografias disponibilizados no Município por todo o Outubro Rosa. “Antes eram feitas 25 mamografias mensais, chegaremos a quase 2 mil em outubro”, disse  o secretário, acrescentando ainda que mesmo em casos de diagnóstico positivo, a paciente será acompanhada até um mastologista. Ele também pediu que cada presente ao evento fizesse uso da propaganda boca-a-boca como um dos meios de divulgação do Outubro Rosa e a importância dos exames de mamografia e também preventivo do câncer de colo de útero. 

No mesmo tom falaram a ginecologista Eliana Rangel e Diogo Salles, oncologista e diretor técnico do Hospital. Ambos enfatizaram a importância do exame de toque da mama e consequentemente, as mamografias.   

A solenidade de abertura do Outubro Rosa no Hospital Municipal contou com exames de coleta de exames preventivos em funcionárias,  palestras e consultas. O tema escolhido foi “A prevenção pode mudar a sua vida”. O evento foi organizado pela Comissão de Educação Permanente  em parceria com o Programa Saúde da Mulher. 

Estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Karen Louzada, a diretora administrativa do Hospital Municipal, Adriana Sinhorelli, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gerson Vieira, trabalhadores e servidores da área de saúde.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso