Dia do Idoso é comemorado com palestra sobre mobilidade, trânsito e acidentes

Nesta segunda-feira,  dia 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso e para festejar a data a Secretaria de Assistência Social preparou  uma semana cheia de atividades no projeto Renovar, voltado para pessoas acima de 60 anos. Abrindo a semana, na manhã desta segunda-feira, dia 1,  uma equipe de Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil passou para as idosas importantes orientações sobre o tema “Mobilidade, Trânsito e Prevenção de Acidentes na 3ª idade”.

A população idosa está crescendo cada vez mais e com mais qualidade de vida. São idosos ativos que andam de bicicletas, dirigem, praticam atividades físicas e muitas das vezes, depois de aposentados, voltam ao mercado de trabalho.

No entanto, continuam merecendo atenção e respeito. Um dos assuntos abordados pelas guardas municipais Ariana Barbosa e Ivana Pedreira foi a atenção redobrada ao transitar e atravessar ruas. O cartão de estacionamento do idoso também esteve em pauta no bate papo. Inclusive, na ocasião, o Demutran distribuiu a todos o requerimento para o benefício. Os cartões serão entregues quando estiverem prontos.

“Muitos idosos não sabem, mas quem possui mais de 60 anos tem direito ao cartão de estacionamento para vaga especial de idoso, que é válido para todo território nacional. Mesmo que o idoso n

ão dirija, como passageiro, ele pode ter o seu cartão e usar em qualquer carro. É só preencher o requerimento, anexar cópia do RG, CPF e comprovante de residência que vamos recolher e depois traremos o cartão pronto”, explicou Ariana Barbosa, que integra o Departamento Municipal de Trânsito.

As atividades com o projeto Renovar acontecem no Centro de Referência Especializado de Serviço Social, CREAS, e seguem até quinta-feira, dia 04, das 10h às 11h30. As comemorações se encerram na sexta, dia 05, às 14 horas.

Cartão de estacionamento para vaga especial

O cartão de estacionamento para vaga especial pode ser obtido no Departamento de Trânsito da Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil da Prefeitura. O credenciamento é voltado para beneficiar pessoas com idade a partir de 60 anos ou com necessidades especiais, inclusive aquelas que não estão habilitados para dirigir.

Para obter o cartão é necessário se dirigir ao Protocolo do Demutran, levando a carteira de identidade, CPF e comprovante residência. Para as pessoas com necessidades especiais é necessário levar também o laudo médico.

O Protocolo do Demutran está localizado em frente à Prefeitura, na rua Padre Anchieta, nº 205, no Centro de Casimiro de Abreu.