Dia do Agricultor é comemorado em Casimiro de Abreu

A manhã foi muito proveitosa para os produtores rurais de Casimiro de Abreu. Em comemoração ao dia do agricultor, a Secretaria de Agricultura e Pesca e os agricultores do município organizaram um café da manhã, na sede da Secretaria. Durante o encontro, os produtores participaram de palestras sobre diversos temas, como: aposentadoria rural; a importância da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); nota fiscal para o produtor rural; e o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, aprovado em maio deste ano.

“Tenho muita satisfação com a promoção desses encontros, além de trazer informação, nos aproximamos e conhecemos as particularidades dos produtores. Estamos reestruturando cada vez mais a Secretaria para atender suas necessidades”, disse o prefeito Paulo Dames. O prefeito falou também da sua intenção em ampliar o projeto de piscicultura para beneficiar diretamente os produtores.

A aposentadoria na área rural é um assunto que desperta muito o interesse nos agricultores. O gerente da Agência da Previdência Social de Macaé, Alexandre Moreira, explicou sobre a  classificação dos segurados rurais, respondeu várias perguntas e ressaltou a importância de documentos para a comprovação junto ao INSS para fins de aposentadoria. Destacou ainda o serviço para agendamento junto ao INSS, disponível no telefone 135, com ligação gratuita, 7 às 22 horas, de segunda-feira a sábado.

O representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Castilho, visitou a Sala da Cidadania que já esta em funcionamento na Secretaria de Agricultura. No local beneficiários da reforma agrária e proprietários rurais têm acesso a serviços de forma rápida e simples, como emissão de documentos, atualização de cadastro, entre outros, economizando tempo e dinheiro. Mais uma vantagem para o produtor rural do município e região.

Além do prefeito Paulo Dames, do vice Kinha e da equipe do governo, participaram também do evento os vereadores Bitó, Alex Neves, Marquinho da Vaca Mecânica e Lelei da Marmoraria. Também estiveram presentes o promotor de justiça da comarca de Casimiro de Abreu, Marcelo Winter, representantes da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead/RJ), do Sindicato Rural, do Núcleo de Defesa Agropecuária, da Emater e do Conselho de Meio Ambiente do município.