Departamento de Operações com Cães participa do 8º Torneio de Cães Farejadores

O Departamento de Operações com Cães da Secretaria de Segurança Pública participou, na última quinta-feira (9), do 8º Torneio de Cães Farejadores do Batalhão de Ações com Cães (BAC) de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O evento, que reuniu equipes especializadas de diversas instituições, proporcionou uma oportunidade única para o intercâmbio de experiências e o desenvolvimento conjunto de habilidades.

O torneio contou com a presença de integrantes das Forças Armadas e de diversos Órgãos de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro que atuam com cães farejadores, dentre eles, a Polícia Militar e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil além do Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal.

O encontro não se limitou apenas à competição, mas serviu como um espaço propício para a troca de conhecimentos e a consolidação de parcerias estratégicas. As equipes participantes tiveram a chance de apresentar suas habilidades no treinamento e controle de cães farejadores, demonstrando a eficácia desses animais no auxílio às operações de segurança.

o secretário de Segurança de Casimiro de Abreu, Wellington Lima, ressaltou a importância de eventos como esse na promoção da cooperação entre as diferentes forças de segurança, destacando que a troca de experiências é fundamental para o enfrentamento dos desafios no setor. “A participação ativa da Guarda Municipal no torneio destaca o comprometimento da instituição com a constante busca pela excelência operacional. O uso de cães farejadores na segurança pública tem se mostrado uma ferramenta eficaz, e o torneio ofereceu a chance de validar e aprimorar essas técnicas”, disse.