Defesa Civil interdita casa no Centro de Casimiro

A queda de um muro de arrimo, ocorrida na madrugada do último sábado, dia 02, levou a Defesa Civil, em conjunto com as Secretarias de Obras e Meio Ambiente a interditarem uma casa na Rua Waldenir Heringer, esquina com a Ari Frazão, no Centro de Casimiro.
O imóvel, onde funciona uma clínica veterinária, corre risco de desabamento devido ao assoreamento das margens do Rio Indaiaçu. Com as fortes chuvas, as margens do rio cederam, levando ao desmoronamento de parte do muro, construído há cerca de 20 anos.
Anteriormente, em novembro de 2020, o governo passado colocou blocos de pedra para escorar a parte da margem onde a clínica veterinária se sustenta por colunas de concreto.
“O que faremos de imediato é remover duas árvores -pés de jambo – uma vez que foram condenadas pela Defesa Civil por risco iminente de queda” disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Alex Maurino.
Outra providência tomada de imediato foi o fechamento da barragem do Bairro Industrial. O objetivo é diminuir a vazão de água do rio. De acordo com o Secretário de Obras, Mauro Goulart, a falta de obras estruturais em torno do canal compromete não só o trecho afetado, mas toda a ciclovia. Ele explicou que é preciso fazer uma espécie de assoalho de concreto no leito do canal para evitar que as águas cavem as margens. Antes, terá de ser feita uma escoragem provisória. Partes do próprio muro caído poderão ser reaproveitadas.

Pela gravidade do fato, as obras precisarão ser realizadas em caráter de urgência. “O governo anterior fez um quebra galho, com pilhas de pedras. Já havia comunicado aos órgãos públicos esse problema, mas eles não levaram em consideração”, disse Ricardo Souza, morador de uma casa próxima.
(Aldo Gomes)