Decreto proíbe realização de atividades políticas de campanha eleitoral com aglomeração

Em decorrência do aumento continuo de novos casos de coronavírus no município, sobretudo nas últimas semanas, a Prefeitura de Casimiro de Abreu publica Decreto Municipal 1697/2020, de 07/11/2020, proibindo a realização de atividades políticas, como: passeatas, comícios, caminhadas e quaisquer outros tipos de reuniões políticas e eleitorais que gerem aglomeração de pessoas. A mudança já começa a valer a partir deste sábado, dia 07/11.

Analisando com responsabilidade a situação atual, sobretudo, prezando pela segurança em saúde da população, a fim de também evitar uma possível retomada da flexibilização das atividades econômicas, a medida para frear o avanço da pandemia se faz necessária.

A Prefeitura de Casimiro de Abreu considerou alguns indicativos importantes:

1- A Região da Baixada Litorânea, na qual Casimiro de Abreu faz parte, foi a única do estado em que o risco atinge à classificação moderada, com bandeira laranja. Isso significa que estamos a uma fase para a bandeira vermelha – quando houve o alerta máximo. Os dados são da nona Edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada no último dia 04, pela Subsecretaria Extraordinária de Covid-19 do Estado do Rio de Janeiro.

Pelas circunstâncias atuais, estando o município na bandeira laranja pelo Estado, o governo municipal
considerou o teor do artigo 3⁰, inciso II, do Decreto Estadual n⁰ 47.325, de 20 de outubro de 2020, que proíbe a realização de passeatas, comícios e qualquer atividade que gere aglomeração de pessoas nos municípios classificados com bandeira laranja.

2- Outra consideração importante é Taxa de Ocupação de Leitos para tratamento da doença no município. Os dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que a Média Móvel Diária da Taxa de Ocupação de Leitos do Centro de Triagem para COVID-19 nas quatro últimas semanas vem avançando em função da pandemia. Veja:

Média Móvel da Taxa de Ocupação de Leitos
De 12/10 a 18/10 – 18%
De 19/10 a 25/10 – 30%
De 26/10 a 01/11 – 51%
De 02/11 a 07/11 – 49%

O governo municipal recomenda a toda a população o máximo de cuidado, evitando aglomeração, seguindo a risca as orientações de distanciamento social, uso de máscara e higienização frequente das mãos.

Veja o decreto na íntegra em nossas redes sociais @prefeituradecasimirodeabreu.