• Divulgação

Cultura para todos: CineTeatro Meus Oito Anos se destaca levando arte

É tempo de comemorar!

O município festeja os 160 anos de emancipação político-administrativa e a Fundação Cultural Casimiro de Abreu as duas décadas de existência! Em todo esse tempo, a diretriz principal da autarquia foi mantida e com sucesso! Formou artisticamente cidadãos com senso crítico, educou plateias, entreteve e incentivou a produção cultural local como forma de geração de emprego e renda. Que o diga a bailarina Thainá Felizardo, de 24 anos, e tantos outros que passaram pelos equipamentos culturais e hoje estão inseridos no mercado de trabalho no País!
Tendo entrado na Escola de Dança Barra de São João com 17 anos, Thainá, há um ano, atua como instrutora de Jazz na instituição. “Fico muito feliz por hoje poder ensinar parte do que aprendi na Escola de Dança. A arte tem o poder de transformar vidas e transformou a minha! Hoje eu posso viver do que eu amo! E, acredito que é um estímulo as minhas alunas saberem que eu também fui aluna na mesma escola onde elas estão hoje. Isso torna o sonho ainda mais próximo!”, afirmou Thainá.

Para a coordenadora das Escolas de Dança da instituição, Vanessa Barcellos, que atua no município há 13 anos, o trabalho de iniciação nas artes é fundamental para descobrir potencialidades. “Fomentar essa economia da Cultura amplia a possibilidade e a inserção dos munícipes no mercado de trabalho”, afirmou.
Atendendo mais de mil alunos por ano, em várias áreas, a Fundação Cultural segue sendo uma possibilidade de geração de renda. O professor da Escola de Música, Yuri Silva de Souza, é outro exemplo. Também ex-aluno da Fundação, fez faculdade de Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio e, após prestar concurso público, ministra aulas de Violão, Cordas dedilhadas e de Linguagem e Cultura Musical na Escola de Música Maestro Álvaro de Souza, em Barra. Alberico Dolabella, professor de Teatro e Dança em Professor Souza, iniciou sua trajetória na arte em 2007, na Fundação. “Desde criança queria ser artista, mas tinha vergonha de falar. Quando vim morar em Casimiro de Abreu e soube que estava tendo aula de teatro na Casa de Cultura corri pra fazer minha inscrição. Fiquei apaixonado! Hoje sou formado pela Escola de Artes de Macaé – EMART. A arte mudou minha vida completamente!”
As inscrições para as Escolas de Dança e Música acontecem semestralmente através da publicação de edital no Diário Oficial do Município. Já para as aulas de Teatro, as inscrições acontecem durante todo o ano.

CineTeatro
O Cine Teatro é o mais novo dos equipamentos da Fundação Cultural! Climatizado e com auditório para 100 pessoas, o local tem função multiuso. É cinema e também abriga oficinas de Teatro e Dança. O local pode receber eventos e abrigar ainda oficinas de audiovisual e tecnologia.  Segundo Ari Costa, que trabalha no espaço, o Cine Tetro Meus Oito Anos é um espaço para o uso dos munícipes. “Além das exibições de filmes nacionais e internacionais de sucesso, muitos projetos estão saindo do papel. Teremos novidades em breve!”, disse. O Cine Tetro fica na rua Franklin José dos Santos, nº 88, no Centro da cidade.

Bibliotecas
Mais de 30 mil títulos compõem as bibliotecas e salas de leitura espalhadas por Casimiro de Abreu. As bibliotecas Tiradentes, em Casimiro de Abreu, e Carlos Drummond de Andrade, em Barra de São João, disponibilizam além de assinaturas de revista, equipamentos áudio visuais, brinquedotecas e livros, muitos livros para os munícipes. “Diariamente oferecemos suporte para atividades paralelas como cursos, oficinas, exibição de  filmes e programações especiais como na Semana Nacional do Livro Infantil e na Semana do Dia da criança”, adiantou Marjorie Campos, responsável pela biblioteca da sede do município. Em Professor Souza, a sala de leitura Marcelo Elvas Severino funciona dentro da Escola municipal Santa Luzia e oferece atividades aos alunos da rede municipal. As bibliotecas e salas de leitura funcionam de 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Confira os endereços e visite!

Biblioteca Tiradentes – Rua Padre Francisco Maria Talles ,10, centro de Casimiro de Abreu.
Biblioteca Carlos Drummond de Andrade – Rua Bernardo Gomes, 338. Beira Rio, Barra de São João.