Creas realiza atendimento a idosa em situação de rua

Vivendo há meses no Terminal Rodoviário Municipal, uma idosa de 65 anos vem recebendo, desde o início do mês, acompanhamento sistemático da equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de Casimiro de Abreu. Além da abordagem social, a Prefeitura de Casimiro também está disponibilizando atendimento de saúde através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

De acordo com a coordenadora do CREAS, Tainá Cardoso, a intenção inicial da abordagem é construir vínculos com a idosa. “A adesão da usuária tem sido a nossa principal dificuldade. Ela ainda está muito reticente. Por isso, precisamos criar esse vínculo para que ela possa aderir aos serviços disponibilizados pela Assistência”, revelou Tainá.

Os atendimentos tem sido realizados semanalmente no próprio Terminal Rodoviário, já que a idosa se recusa em deixar o local. “É importante destacar que, por lei, não podemos promover uma internação compulsória. Nosso papel é oferecer tratamento digno à essas pessoas em situação de rua. Por isso, estamos buscando essa construção de vínculos para que ela possa ser assistida pelo município”, explicou a coordenadora.

Na semana passada, a idosa foi atendida pelo psiquiatra Dr. Castilho, do CAPS, com o acompanhamento da equipe técnica do CREAS. Após o laudo médico, um novo relatório será montado visando o prosseguimento do atendimento da usuária.