Zumbi dos Palmares, racismo, preconceito e outros assuntos relativos à Consciência Negra foram tema da palestra do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS de Casimiro de Abreu, que aconteceu nesta terça-feira, dia 22.
A palestra foi ministrada pela professora Sônia Cardoso e participaram mulheres, gestantes e idosas cadastradas no CRAS.
O dia Nacional da Consciência é comemorado em todo o Brasil no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, e se tornou um dos principais representantes da resistência negra à escravidão.
De acordo com a professora Sônia Cardoso, estudar e saber sobre o tema e é importante para todos, independente de cor ou raça, pois “faz parte da nossa história”.
A psicóloga Jô Almeida, uma das responsáveis pelos encontros, ressaltou que a vida é um aprendizado diário. “Os temas trazidos para discussão e reflexão são sempre importantes. Nossa vida é um constante aprendizado, e o conhecimento ninguém tira de nós”, disse, destacando a importância dos assuntos trazidos para os debates no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.