Conforto e fé para os acamados

Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali eu estou no meio deles (Matheus 18-20)

É com este pensamento que todas as terças-feiras  a Pastoral da Saúde da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, por meio da irmã Rosângela  Pontes, da Congregação Filhas  de Santana, e outros apoiadores, vai até os pacientes acamados do Hospital Ângela Maria Simões Menezes, em Casimiro de Abreu, para levar, por meio de uma ação evangelizadora, conforto, esperança e os sacramentos da Igreja Católica. “Procuramos as pessoas no momento da dor”, explica Elisabeth Silveira, coordenadora da Pastoral Casimiro.

Em Casimiro o trabalho da Pastoral, reativado em 2017  pelo padre  Alexandre Guidio,   está tendo grande aceitação não somente por parte dos pacientes, mas também dos profissionais de Saúde do Hospital Municipal.  No entanto, somente com autorização médica  as orações são ministradas. “Levamos ao acamado a comunhão de acordo  com a necessidade dele. Além  disso, não ingressamos nas enfermarias quando se está fazendo algum procedimento médico”,  alertou Elisabeth Silveira , coordenadora da Pastoral .

O  trabalho não se limita apenas a visitas  evangelizadora e consiste  em visitar os lares e  casas de repouso (asilo)  para  colher informações  sobre as necessidades  de exames, entre outros procedimentos médicos.  Quando identificados são comunicados à Secretaria Municipal de Saúde.

As ações do grupo sãos feitas  tanto pela Paróquia  de Nossa Senhora da Saúde como pelas  respectivas capelas localizadas no Município. Cada grupo de visitação é composto por pelo menos duas pessoas, sendo uma delas o ministro extraordinário da eucaristia – pessoa encarregada de ministrar a comunhão dos sacramentos. “A nossa satisfação é ouvir das pessoas o quanto ela é confortada: ‘Ah que bom que a Igreja veio nos visitar’. Por isso é muito importante o trabalho de levar a palavra para elas”, finalizou Regina Lúcia Lopes Paschoal, ministra extraordinária da eucaristia.

Pessoas interessadas em saber mais do trabalho da pastoral ou que quiserem agendar uma visita podem procurar a secretária  Rose Pontes na Igreja Nossa Senhora da Saúde, na Praça Feliciano Sodré, Centro de Casimiro de Abreu.